Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política O clima está pesado entre os ministros do Supremo

Compartilhe esta notícia:

O julgamento reafirmou a decisão da Corte de outubro de 2016. (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

O ato do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux de derrubar uma decisão do presidente da Corte, Dias Toffoli, sobre o juiz de garantias, chamou a atenção, mas é uma prática registrada de tempos em tempos no STF. O próprio Toffoli é um dos maiores adeptos desse tipo de medida. Quando isso acontece, cresce exponencialmente o clima tenso entre os ministros.

No ano passado, um dia antes do recesso, o ministro Marco Aurélio Mello concedeu liminar para libertar todos os presos condenados por tribunais de segunda instância. Horas depois, Toffoli derrubou a decisão do colega. Ainda no recesso do ano passado, Toffoli cassou outras duas decisões de Marco Aurélio. Em uma delas, o ministro tinha determinado que a votação para presidente do Senado seria aberta. Toffoli derrubou a liminar e ordenou que a eleição fosse secreta.

Também um dia antes do recesso do ano passado, Marco Aurélio havia concedido liminar para suspender o decreto que permitia a cessão de direitos sobre campos de petróleo. No recesso, Toffoli cassou a liminar do colega e restabeleceu os efeitos do decreto.

Depois que Fux cassou a decisão de Toffoli sobre o juiz de garantias, pairou um clima tenso sobre o STF. Ministros ouvidos pelo jornal O Globo em caráter reservado consideraram o episódio grave, especialmente porque a decisão original era do presidente da Corte. Contudo, essa avaliação não é unânime e há quem defenda a atitude de Fux. O ministro tomou a decisão como vice-presidente da Corte, durante o recesso. Além disso, ele é o relator do processo do juiz de garantias. Logo, teria mais legitimidade para julgar a causa do que o presidente, que estava no plantão do recesso, responsável por decisões urgentes, na semana anterior.

Seja quem for o autor da decisão, Marco Aurélio sempre vem a público para condenar esse comportamento, que classifica de “autofagia”. O ministro esteve envolvido num caso rumoroso desse tipo: em 2009, ele deu liminar para o menino Sean Goldman ser ouvido previamente pela Justiça na disputa sobre a sua guarda. Em seguida, o ministro Gilmar Mendes cassou a liminar e autorizou que o rapaz embarcasse para os Estados Unidos. A decisão teve caráter definitivo, porque nunca mais a família brasileira conseguiu recuperar a guarda. Para Marco Aurélio, situações como essa são muito ruins porque todos os ministros têm o mesmo valor — seja o presidente, seja o relator de um processo.

— A autofagia é péssima, conduz à insegurança jurídica, ao descrédito da instituição. Não há censor no Supremo, e acabou o ministro Fux assumindo a postura de censor em relação a um ato logo do presidente do Supremo. Respeite-se um pouco mais essa cadeira, para benefício da sociedade como um todo. Essa problemática é nefasta, ruim e perniciosa.

O ministro ressaltou a ironia do destino: Toffoli, que cassou suas decisões no recesso passado, acabou vítima do mesmo veneno neste recesso.

— Ironia que se verifica: o vice que ainda não foi eleito presidente e que o será em setembro (Fux) afasta do cenário um ato do presidente. Isso é terrível em termos institucionais e apenas revela tempos estranhos, muito estranhos. Não sabemos como poderá proceder este ou aquele ministro diante de uma situação que acredite errônea. Nós, integrantes do Supremo, ombreamos e acima de cada qual apenas está o plenário, o colegiado — declarou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Bolsonaro diz que “melhor reforma é que vai ser aprovada”
Conheça o que se sabe sobre a primeira morte por coronavírus fora da China
https://www.osul.com.br/o-clima-esta-pesado-entre-os-ministros-do-supremo/ O clima está pesado entre os ministros do Supremo 2020-02-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar