Sábado, 01 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de outubro de 2019
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico e a consultoria Ebit/Nielsen fizeram levantamento que aponta faturamento acima de R$ 3 bilhões para a Black Friday de 2019 no e-commerce. A projeção estima um aumento de 18% em relação ao ano passado. Para fazer este cálculo, a Ebit considerou as vendas de quinta e sexta-feira, enquanto a Associação levou em conta o período de quinta a segunda-feira, pós Black Friday. Este ano, o dia de promoções no varejo será em 29 de novembro.
Segundo a líder comercial da Ebit, Ana Szasz, o consumidor brasileiro tem migrado das lojas físicas para o universo offline. Por isso, a data vem se consolidando nos últimos anos no varejo brasileiro. Para ela, o consumidor passou a acreditar que há promoções reais e se prepara para elas. Quer aproveitar a promoção. “O consumidor está acostumado com a data e tem passado a confiar um pouco mais nas promoções divulgadas pelos varejistas”, diz. Para a consultoria, o ticket médio de compra este ano deve ficar em R$ 626.
O presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico diz que, além de os clientes terem uma percepção de que as promoções estão mais confiáveis, eles têm a ideia de que os produtos comprados na internet são mais baratos. “Isso colabora em tempos de crise, porque cada um quer economizar até o último centavo”, diz Maurício Salvador, Para a Associação, o ticket médio deve ficar em torno de R$ 340.
Já um levantamento feito pelo Google com 1,5 mil pessoas de todo o Brasil, e também com dados de uma pesquisa online, envolvendo mil pessoas, por meio da ferramenta Google Survey, indica que a intenção de compra está 58% maior neste ano em comparação com 2018.
Especialistas acreditam que o otimismo com a economia e a quantidade de produtos que é oferecida na Black Friday com descontos explicam os números positivos para este ano. Eles também destacam que a Black Friday é a ocasião em que muitos consumidores fazem a primeira compra em lojas virtuais. “No universo de brasileiros que têm acesso à internet, apenas um terço já fez compras online. Temos, em média, 4 milhões de novos clientes no e-commerce por ano”, finaliza Maurício Salvador.