Sábado, 13 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O comércio teve o seu melhor Natal desde 2010, apontou a Serasa

Compartilhe esta notícia:

As vendas na semana de 18 a 24 de dezembro registraram alta de 5,6%. (Foto: Reprodução)

O varejo teve seu melhor Natal desde 2010, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (26) pela Serasa Experian. Segundo a instituição, as vendas na semana de 18 a 24 de dezembro registraram alta de 5,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O número está em linha com a previsão da Confederação Nacional do Comércio, que projeta crescimento de 5,2% para este ano. Também nesta terça-feira, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping divulgou crescimento de 6% no faturamento. Já o SPC estimou um crescimento de 4,72% nas vendas em comparação com ano passado.

O crescimento ocorre após três anos seguidos de queda. Em 2016, o tombo foi de 4%. Em 2010, melhor ano da economia brasileira na última década, as vendas de Natal avançaram 15,5%. Os dados da Serasa são baseados nas consultas realizadas no banco de dados da instituição.

Segundo os economistas da Serasa, o número melhor pode ser explicado pela recuperação da renda do brasileiro, impulsionado pelo alívio da inflação. Com alimentos baratos, sobra mais dinheiro no bolso do consumidor para comprar. A instituição também destacou a queda gradual do desemprego, além da melhora dos níveis de confiança e do recuo dos juros – hoje em 7% ao ano, mínima histórica.

Porto Alegre

Uma pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e a CDL POA (Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre) comprovou as expectativas de venda para o Natal. Segundo o levantamento, as vendas na capital gaúcha cresceram 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, o ticket médio para a data foi de R$ 134,35, enquanto que o valor total gasto por consumidor foi, em média, de R$ 250.

Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o crescimento nas vendas só não foi maior devido ao resultado positivo obtido na Black Friday. “A Black Friday ganhou muita força neste ano e surpreendentemente muitos consumidores já anteciparam suas compras de Natal na última sexta-feira de novembro, tornando positivo, inclusive, o faturamento do mês passado. Estamos diante de um último bimestre de crescimento, que está alavancando as vendas e o consumo do ano”, afirma Kruse.

Percebemos que a última semana antes do Natal foi muito boa para o varejo. As grandes redes tiveram resultados expressivos. Mas os pequenos e médios varejistas encontraram mais dificuldades e ficaram um pouco abaixo da média esperada”, avaliou Alcides Debus, presidente da CDL Porto Alegre.

Resultado

Segundo o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, o resultado do aumento nas vendas no País é consequência da melhora da conjuntura e da proximidade do fim da crise econômica. “O acesso ao crédito mais difícil e os juros elevados ainda limitam o poder de compras dos brasileiros, mas com a economia dando sinais de retomada, os consumidores foram às compras de forma menos tímida que nos últimos anos e também nas outras datas comemorativas de 2017”, afirma. Porém, o presidente alerta que, embora o crescimento deste ano pareça forte, ainda está longe dos resultados dos anos anteriores à crise econômica.

Neste ano, segundo o levantamento do SPC Brasil, o gasto médio do brasileiro com o total de presentes de Natal girou em torno de R$ 461,91.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Justiça decide que pai que deve pensão alimentícia aos filhos pode ficar com o nome sujo no SPC
Fachada do Campus FAPA (2) - imprensa
Embaixador do Azerbaijão palestra na UniRitter
https://www.osul.com.br/o-comercio-teve-o-seu-melhor-natal-desde-2010-apontou-serasa/ O comércio teve o seu melhor Natal desde 2010, apontou a Serasa 2017-12-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar