Sexta-feira, 01 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “O Congresso Nacional não admite interferências na atuação dos nossos Poderes”, diz o presidente do Senado

Compartilhe esta notícia:

Segundo Alcolumbre, o Senado tem atuado para reforçar o diálogo e buscar soluções equilibradas que preservem os interesses do Brasil

Foto: Andressa Anholete/Agencia Senado
Segundo Alcolumbre, o Senado tem atuado para reforçar o diálogo e buscar soluções equilibradas que preservem os interesses do Brasil. (Foto: Andressa Anholete/Agencia Senado)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), divulgou uma nota sobre a crise política, diplomática e comercial entre Brasil e Estados Unidos. Ele afirmou que o Parlamento brasileiro não admite interferências nos Poderes da República.

Sem citar diretamente o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, alvo de sanções do governo de Donald Trump, Alcolumbre disse que confia no fortalecimento do Poder Judiciário.

“Reafirmo a confiança no fortalecimento das nossas instituições, entre elas o Poder Judiciário, elemento essencial para a preservação da soberania nacional, que é inegociável. O Congresso Nacional não admite interferências na atuação dos nossos Poderes”, afirmou Alcolumbre.

Ele vem sendo pressionado por senadores aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro para pautar o impeachment ao ministro Alexandre de Moraes. Alcolumbre destacou ainda que o Congresso “permanece atento e unido na defesa dos interesses nacionais, sempre vigilante na proteção das nossas instituições e da soberania do País”.

Segundo ele, o Senado tem atuado para reforçar o diálogo e buscar soluções equilibradas que preservem os interesses do Brasil. “O caminho da cooperação internacional deve prevalecer, com o objetivo de restabelecer a confiança mútua e manter a histórica de parceria entre as duas nações”, declarou.

No fim do comunicado, Alcolumbre disse que o Congresso acompanha de perto os desdobramentos dessa questão, “em conjunto com o Executivo e o Judiciário, para assegurar a proteção da nossa economia e a defesa intransigente das instituições democráticas”.

Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), também condenou as sanções por nações estrangeiras a membros de Poderes do Brasil.

“Como país soberano não podemos apoiar nenhum tipo de sanção por parte de nações estrangeiras dirigida a membros de qualquer Poder constituído da República. Isso vale para todos os parlamentares, membros do executivo e ministros dos Tribunais Superiores”, afirmou o deputado.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Desemprego no Brasil cai para 5,8%, a menor taxa da série histórica do IBGE
Decreto do governo federal detalha a liberação de R$ 20,6 bilhões do Orçamento de 2025
https://www.osul.com.br/o-congresso-nacional-nao-admite-interferencias-na-atuacao-dos-nossos-poderes-diz-o-presidente-do-senado/ “O Congresso Nacional não admite interferências na atuação dos nossos Poderes”, diz o presidente do Senado 2025-07-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar