Domingo, 29 de Março de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Cloudy

Notícias O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul vai contratar 600 salva-vidas temporários a partir do mês que vem

Aprovados no processo seletivo atuarão entre novembro e abril. (Foto: Divulgação/CBMRS)

O CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul) abriu processo seletivo para a contratação de até 600 guarda-vidas civis temporários. As inscrições prosseguem até o dia 15 deste mês. Para isso, é necessário acessar o site da corporação: www.bombeiros.rs.gov.br.

Os profissionais – antigamente chamados “salva-vidas”, atuarão no período entre novembro de 2019 e abril de 2020, podendo esse período ser reduzido conforme necessidade do CBMRS.

Dentre as atribuições desses profissionais estão as funções relacionadas à atividade de salvamento aquático, sempre supervisionados e sob comando dos bombeiros militares, aos quais estarão subordinados sob os pontos-de-vista administrativo e operacional.

O salário previsto é de R$ 2 mil durante o período de treinamento. Assim que o contrato entrar em vigor, esse valor terá um acréscimo de 100%, a título de risco de vida. São exigidos exames de saúde física e mental, bem como testes de aptidão física (TAF) e duatlon (corrida na areia e natação).

Com base em estudos realizados pelo governo do Estado, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior apresentou nesta semana uma proposta do cronograma de chamamentos. O relatório está em fase de análise pelas Secretarias da Fazenda e de Planejamento, Orçamento e Gestão), para estudo técnico e aprovação do calendário.

A avaliação é feita no âmbito do GAE (Grupo de Assessoramento Especial, vinculado ao gabinete do governador Eduardo Leite e cuida da política de pessoal. Conforme Ranolfo (que acumula o cargo de secretário da Segurança Pública), tão logo esse processo esteja concluído, o cronograma e todas as informações sobre os procedimentos a serem adotados pelos concursados em cada etapa do planejamento serão amplamente divulgados em todos os canais de informação do governo do Estado.

Paraesporto

Nessa sexta-feira, mais de 125 atletas participam do Paracergs (Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul) em Porto Alegre. As disputas são realizadas no Cete (Centro Estadual de Treinamento Esportivo), no bairro Menino Deus, e na sede do GNU (Grêmio Náutico União), no Moinhos de Vento.

O evento conta com alunos de instituições públicas e particulares de ensino, com idade de 12 a 18 anos, nas modalidades bocha, tênis de mesa, atletismo, goalball, judô, natação, futebol PC, basquete em cadeiras de rodas 3×3, parabadminton, futebol-5 e vôlei sentado, em times feminino e masculino.

Promovido pela Secretaria do Esporte e Lazer, com recursos de repasses oriundos de arrecadações de loterias (por meio da Lei Pelé), a competição é também uma etapa seletiva para as Paralimpíadas Escolares de 2019, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e que ocorrerá de 18 e 23 de novembro, em São Paulo.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

David Braz avalia empate com o Flamengo: “Não esperávamos que não fôssemos conseguir fazer nosso jogo”
Estado inaugura penitenciária com 420 vagas em Bento Gonçalves
Deixe seu comentário
Pode te interessar