Quinta-feira, 02 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de outubro de 2015
A PGR (Procuradoria-Geral da República) afirmou, no pedido de abertura de um novo inquérito para investigar Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que o presidente da Câmara dos Deputados usa uma frota de carros de luxo, no Rio de Janeiro, avaliada em aproximadamente 1 milhão de reais. Entre esses veículos estão modelos como Porsche Cayenne, Touareg, Corolla, Edge, Tucson e Pajero Sport. O requerimento da PGR, enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), foi aceito pelo ministro Teori Zavascki, na quinta-feira.
O novo inquérito objetiva apurar suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro em razão de quatro contas na Suíça atribuídas ao parlamentar. No documento, a procuradoria escreve que alguns dos carros usados por Cunha estão registrados no nome da esposa dele, Cláudia Cruz, e no de empresas do casal. A PGR ressalta que é “interessante notar” que, em uma conta aberta na Suíça, a mulher do deputado “se autointitulava dona-de-casa”. O órgão apura se a origem do dinheiro usado para a compra dos veículos é legal.
Entre os carros listados no requerimento de abertura de inquérito está um Porsche Cayenne de 2013. O veículo tem o valor médio, segundo a PGR, de 429,47 mil reais, e está registrado no nome da empresa Jesus.com. Outro Cayenne, do ano de 2006, tem o preço médio de 122,68 e está registrado no nome da esposa do parlamentar. (AG)