Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O desemprego é a principal causa de inadimplência

Compartilhe esta notícia:

Em 2014, desemprego voltou a subir e com ele o não pagamento de dívidas. Foto: Márcio Fernandes/AE

Conforme pesquisa do Serasa sobre inadimplência, a alta dos preços e a diminuição da renda foram indicados, cada um, por 5% dos entrevistados no levantamento. Atraso de salários e doença ou morte de parente corresponderam a 3% cada. Do total, 15% dos ouvidos pelo trabalho não identificaram o motivo, não souberam ou não quiseram responder.

Entre as regiões, o Sudeste possui o maior percentual de pessoas que justificaram a inadimplência com o desemprego, com 33%. Já 28% dos entrevistados no Nordeste, segundo na lista, afirmaram ser essa a razão do nome sujo, seguido pelo Sul, com 23%; e o Norte, com 13%; única zona do País onde a falta de trabalho não é mencionada como o grande motivo das dívidas contraídas e não pagas. Lá, as despesas extras com produtos e serviços é a principal razão para 21% dos devedores.

A pesquisa do Serasa revelou ainda que a maioria dos brasileiros quer resolver as pendências financeiras e limpar o nome ainda neste ano. Aproximadamente 67% dos entrevistados informaram que pretendem renegociar as dívidas atrasadas também em dezembro.

Conforme o Serasa, em 2011 a inadimplência cresceu 21,5% e, em 2012, 15%. Em 2013, o número caiu 1,9%. Em 2014, voltou a crescer em 6,3%. No ano passado, as dívidas subiram 17% de janeiro a agosto diante do mesmo período deste ano.

O Caged (Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados) mostrou que outubro foi o sétimo mês seguido de fechamento de vagas formais. Nele, o Brasil acabou com 169 mil postos de trabalho e com a menor geração de empregos do período desde 1992. (ABr)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Estado Islâmico está infiltrado nos Estados Unidos
A presidente do Supremo disse que avaliará o caso do corregedor nacional de Justiça, que não se declarou impedido em representação feita por cliente de seus filhos
https://www.osul.com.br/o-desemprego-e-a-principal-causa-de-inadimplencia/ O desemprego é a principal causa de inadimplência 2015-12-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar