Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de abril de 2019
Os empresários Luciano Hang e Nilton Hang, respectivamente dono e diretor de Expansão da rede de lojas Havanm pretendem investir na abertura de pelo menos dez unidades no Rio Grande do Sul até o fim deste ano. Durante um encontro com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Eduardo Cidade, eles manifestaram formalmente o plano de expansão, que deve incluir Porto Alegre.
A ideia é instalar uma megaloja em um espaço já reservado na avenida Assis Brasil, próximo à sede da Fiergs (Federação de Indústrias do Rio Grande do Sul). De acordo a dupla, o empreendimento deverá contar com investimento de aproximadamente R$ 35 milhões. Além disso, garantem que há espaço e demanda para outras sete lojas na cidade.
A partir de agora, a SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) – por meio do Escritório de Licenciamentos – aguarda a direção da Havan protocolar o projeto, para que a prefeitura avalie as diretrizes. Essa tarefa ficará a cargo da Cauge (Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento).
“É sempre uma imensa satisfação perceber que grandes empresas, como a Havan, estão dispostas a investir na cidade”, elogiou o titular da SMDE. “Certamente, vamos empregar is nossos melhores esforços para garantir o bom andamento desse projeto.”
Nesta semana, os irmãos Hang também estiveram no Litoral Norte do Estado, que está no mapa de interesse da rede. Após sobrevoar de helicóptero os municípios de Tramandaí, Xangri-Lá e Capão da Canoa, eles visitaram uma área às margens da Estrada do Mar, próximo ao acesso secundário de Capão da Canoa. Extraoficialmente, corre a notícia de que um projeto da empresa já está concluído para esta área.
No Rio Grande do Sul, a Havan já conta com uma filial na cidade de Passo Fundo e, em breve, prevê a inauguração de outra em Caxias do Sul.
Trajetória
Fundada em 1986 como uma pequena loja de tecidos em Brusque (SC), a rede tem o seu nome “Havan” formado pelas sílabas iniciais dos nomes de Luciano Hang e Vanderlei de Limas, os dois sócios-fundadores. A empresa é conhecida pelas suas lojas com fachadas similares à da Casa Branca e pelas réplicas da Estátua da Liberdade instaladas na frente da maioria das suas filiais.
A especialidade da empresa é a venda de artigos nacionais e importados no atacado e no varejo. Além de Santa Catarina, atualmente são 123 unidades nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Bahia, Distrito Federal e Pernambuco.
(Marcello Campos)