Quarta-feira, 07 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O Estado Islâmico perde terreno no Iraque e na Síria, mas se expande em outros países

Compartilhe esta notícia:

O EI diz que pretende se "vingar" da Rússia e do presidente Vladimir Putin devido ao envolvimento em operações contra o grupo terrorista na Síria. (Foto: Reprodução)

Diante de representantes de 30 países reunidos em Washington, nos EUA, o ministro da Defesa iraquiano, Khalid al-Obeidi, celebrou os avanços obtidos contra o EI (Estado Islâmico). A facção terrorista, segundo ele, controla hoje menos de 10% do território do país, onde já chegou a ocupar cerca de 40%.

Estimativas sobre o encolhimento do território da facção divulgadas pelo governo norte-americano e por consultorias especializadas em segurança também parecem animadoras. Brett McGurk, enviado dos EUA para a coalizão de combate ao EI, disse que a facção já perdeu 47% de seu território no Iraque e 20% na Síria desde seu apogeu, em 2014.

A ofensiva sobre o território da organização, no entanto, é para alguns analistas o motor da multiplicação de atentados reivindicados pela facção em outros países. Pressionados na Síria e no Iraque, os radicais, para mostrar força, organizariam atentados ou se aproveitariam de ataques feitos por simpáticos à facção, assumindo a autoria.
Para Bruce Riedel, que atuou na inteligência norte-americana por 30 anos e é um especialista em EI, o grupo atac

na Europa e em outros lugares como uma conquista de território. “As capacidades do EI estão amadurecendo: de sequestros e indivíduos solitários para os que agem em bando”, apontou. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Atirador de 18 anos que matou nove pessoas no shopping em Munique preparou o ataque por um ano
Obras inacabadas da Vila dos Atletas na Olimpíada obrigam a contratação de 500 operários para sua conclusão urgente
https://www.osul.com.br/o-estado-islamico-perde-terreno-no-iraque-e-na-siria-mas-se-expande-em-outros-paises/ O Estado Islâmico perde terreno no Iraque e na Síria, mas se expande em outros países 2016-07-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar