Segunda-feira, 10 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias O estresse diminui a chance de ter filhos

Compartilhe esta notícia:

Em casais que não tem problema de engravidar, a chance de gerar um filho é de 15% a 20% no mês. (Foto: Reprodução)

Um estudo publicado na Revista Americana de Epidemiologia apontou evidências de que altos níveis de estresse dificultam a concepção de um bebê. A pesquisa realizada por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston mostrou que efeitos fisiológicos do estresse se associam negativamente à fertilidade e ao sistema reprodutivo.

“O estresse na mulher está associado a níveis mais altos de hormônio liberador de corticotropina e glicocorticoides, que retardam ou bloqueiam o aumento do hormônio lutenizante (LH) do ciclo menstrual, afetando o transporte de gametas ou criando um desfavorável ambiente para a implantação de um embrião”, explica Márcio Coslovsky, ginecologista e membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).

O trabalho também aponta os efeitos do estresse no sistema reprodutivo dos homens. Neles, o sentimento pode provocar a diminuição dos níveis de testosterona e afetar, consequentemente, a produção de espermatozoides.

A pesquisa fez uso dos dados de um estudo online sobre gravidez, o “Pregnancy Study Online” (PRESTO), que reúne informações de moradores dos Estados Unidos e Canadá. Os cientistas acompanharam 4.769 mulheres, entre 21 e 45 anos, e 1.272 homens, acima de 21 anos, que não tinham histórico de infertilidade. Após a investigação, através do questionário de escala de estresse percebido, eles observaram que quanto maior a pontuação, menor era fecundabilidade do casal.

Para Paulo Gallo, especialista em reprodução assistida e diretor-médico do Vida Centro de Fertilidade, é preciso que os casais tenham consciência de que a fertilidade do ser humano não é absoluta:

“Em casais que não tem problema de engravidar, a chance de gerar um filho é de 15% a 20% no mês. É necessário um tempo de seis a doze meses para a maioria dos casais engravidarem. A gente só considera que eles tenham dificuldade para engravidar após um ano de relações sexuais regulares sem uso de método contraceptivo.”

Dicas para relaxar

Faça exercícios

Durante a prática de atividades físicas, o organismo libera endorfima, hormônio responsável pela sensação de bem-estar

Tempo para você

Separe um tempo do seu dia para fazer algo que você goste

Diminua a cobrança

Não se cobre tanto. Nem tudo o que você quer fazer, está sob o seu domínio

Durma bem

Uma noite mal durmida pode deixar você mais suscetível a se estressar durante o dia

Corte do cardápio

Evite consumir alimentos e bebida que deixe você acelerado, como o café

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

O presidente do PROS se apresentou à polícia, mas a lei eleitoral impediu sua prisão. Ele era considerado foragido pela Polícia Federal
Pesquisa Ibope mostra que Bolsonaro tem 57% dos votos válidos e Haddad 43%
https://www.osul.com.br/o-estresse-diminui-a-chance-de-ter-filhos/ O estresse diminui a chance de ter filhos 2018-10-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar