Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte O ex-jogador Pelé apontou o Brasil entre os favoritos ao Mundial

Compartilhe esta notícia:

"A minha primeira Copa foi em 1958. Eu sempre tive um favorito em todas as demais Copas. Pela primeira vez, nessa Copa eu não tenho favorito mas sou brasileiro…", disse Pelé. (Foto: Beto Barata/PR)

A Seleção Brasileira tem uma dura missão no Mundial deste ano: corresponder às expectativas de Pelé e voltar da Rússia com o título. Em entrevista publicada nesta segunda-feira (4) pelo site britânico da revista GQ, o Rei do Futebol colocou o time comandado por Tite como “um dos favoritos”.

Os palpites de Pelé às vésperas da competição, no entanto, costumam dividir o mundo do futebol. O ex-camisa 10 da Seleção Brasileira afirmou, por exemplo, que a Colômbia tinha grandes chances de conquistar a Copa de 1994 e que uma seleção africana poderia faturar o Mundial de 1998. Como as expectativas passaram longe da realidade, deram a ele fama de “pé-frio”.

“O Brasil sempre é um dos favoritos, mas acho que a Argentina também irá bem. A Copa do Mundo sempre é uma caixinha de surpresas. E as pessoas se esquecem que o Brasil venceu cinco Copas do Mundo e que todas foram fora do Brasil. Nas duas Copas do Mundo que aconteceram no Brasil, nós perdemos”, analisou Pelé na entrevista.

Para o ex-jogador, o Brasil é uma seleção cheia de craques para o Mundial. No entanto, ele apontou uma dificuldade para o técnico Tite: conseguir escalar os melhores de uma vez e fazê-los funcionar como um time.

“Como sempre, temos bons jogadores, mas não temos um bom time. O que você vê é que os melhores clubes do mundo têm um brasileiro no time: Neymar no PSG, Marcelo no Real Madrid, Coutinho no Barcelona, Firmino no Liverpool… Mas para o técnico do Brasil, Tite, colocá-los para jogar juntos como um time forte seria muito difícil”, disse também.

Pelé ainda foi questionado pela revista a respeito de uma possível perda de importância do Mundial para o público nos últimos tempos. Para ele, o torneio ainda tem peso, mas enfrenta a concorrência maior de outros esportes nos meios de comunicação.

“Acho que mudou um pouco do tempo em que eu jogava, mas a grande mudança foi nas comunicações. Quando eu jogava a Copa do Mundo, o único jeito de acompanhar futebol era pelo rádio ou pela TV, e nem todo mundo tinha TV. Agora, as pessoas podem assistir qualquer esporte a qualquer momento: críquete, boxe, MMA, tudo”, disse, indo além.

“O futebol ainda é o maior esporte, mas você pode assistir qualquer jogo, em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento. A Copa do Mundo não é mais um evento tão especial como era antes, o que é triste. Nos meus tempos, a Copa do Mundo unia as pessoas”, acrescentou.

Troca

Pelé jogou toda sua carreira no Santos, entre 1956 e 1974, antes de se aventurar no New York Cosmos entre 1975 e 1977. O Rei teve a chance de jogar em grandes clubes da Europa, afirma, mas preferiu continuar no Santos.

“Fui procurado e pensei sobre isso, mas minha vida era tão legal no Santos que eu não queria me mudar. Muitos jogadores da época foram para a Europa, para o México… Tive a chance de jogar no Milan, no Real Madrid e no Manchester United, acho. Mas o Santos era o melhor time do mundo na época”, explicou, justificando a posterior ida para os EUA.

“A única razão para eu ter ido para o New York Cosmo foi a chance de promover o futebol nos Estados Unidos, e eu fui convencido por Henry Kissinger (então secretário de Estado dos EUA). Ele foi ao Brasil e falou com o presidente do Santos, porque eu estava aposentado. Mas eles conversaram comigo e me convenceram a ir”, disse

 

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Prêmio Gerdau encerra o primeiro dia do The Best Jump
Massey Ferguson patrocina concurso internacional The Best Jump
https://www.osul.com.br/o-ex-jogador-pele-apontou-o-brasil-entre-os-favoritos-ao-mundial/ O ex-jogador Pelé apontou o Brasil entre os favoritos ao Mundial 2018-06-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar