Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Em crise de reputação, rede social recorreu à credibilidade dos jornais

Compartilhe esta notícia:

O objetivo dos anúncios do Facebook é reduzir os danos e acalmar os investidores. (Foto: Reprodução)

O Facebook voltou a pedir desculpas aos usuários de rede social, pagando publicações de anúncios em jornais britânicos e norte-americanos. A publicação aparece como resposta às pesquisas de opinião publicadas nos Estados Unidos e na Alemanha que indicavam que usuários estão perdendo a confiança na rede social devido ao escândalo envolvendo a venda de dados privados. O escândalo fez o Facebook perder 76 bilhões de dólares em valor de mercado em uma semana.

Segundo pesquisa da agência de notícias Reuters,  menos da metade dos norte-americanos (41%) acredita que o Facebook obedecerá às leis de privacidade definidas nos Estados Unidos. Já a pesquisa publicada pelo Bild am Sonntag revela que 60% dos alemães temem que as redes sociais impactem negativamente na democracia.

O Facebook está andando na corda bamba desde a última semana. A empresa tenta que equilibrar o desejo de legisladores do mundo inteiro que tentam regular a plataforma ao mesmo tempo em que a rede social tenta melhorar sua reputação entre usuários, anunciantes, legisladores e investidores.

Pressão

No campo regulatório, o senador norte-americano Mark Warner, principal democrata do Comitê de Inteligência do Senado, disse em uma entrevista que o Facebook não informou exatamente como a empresa de análise de dados, Cambridge Analytica, usou as informações dos usuários da rede social.

Warner repetiu pedidos para que o cofundador e diretor-presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, testemunhasse pessoalmente perante os legisladores dos EUA, dizendo que o Facebook e outras empresas de internet estavam relutantes em enfrentar “o lado sombrio da mídia social” e como ela pode ser manipulada.

Estratégia

A rede social pagou páginas inteiras em jornais importantes nos Estados Unidos e na Europa para pedir desculpas aos usuários. Entre os jornais que tiveram a propaganda publicada na edição deste domingo estavam o The New York Times e o The Observer, empresas que publicaram inicialmente o escândalo no sábado.

Na propaganda, Zuckerberg reconhece que um aplicativo “vazou os dados de milhões de usuários do Facebook, em 2014” e relembra os anúncios feitos na quarta-feira, para melhorar a privacidade dos dados dos usuários.

“Eu quero compartilhar uma atualização sobre a situação da Cambridge Analytica – incluindo os passos que nós já tomamos e nossos próximos passos para resolver esse problema importante. Nós temos a responsabilidade de proteger seus dados e, se não fizermos isso, não merecemos servir você. Eu tenho trabalhado para entender exatamente o que aconteceu e como ter certeza de que isso não aconteça de novo. A boa notícia é que as ações mais importantes para prevenir que isso aconteça novamente hoje, nós já tomamos há anos. Mas nós também cometemos erros, há mais a fazer, e nós precisamos fazer”, diz o comunicado.

“Desculpe por não termos feito mais no momento. Estamos agora tomando providências para garantir que isso não aconteça novamente”, diz a publicação assinada por Zuckerberg.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Homem morre após bater a cabeça em parede enquanto tinha relações íntimas
Noiva de jogador de futebol americano acusou ele de traição pela internet
https://www.osul.com.br/o-facebook-pagou-propagandas-em-jornais-para-pedir-desculpas-aos-seus-usuarios/ Em crise de reputação, rede social recorreu à credibilidade dos jornais 2018-03-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar