O Facebook vai explicar como decide quais postagens aparecem no feed de notícias de cada perfil, como parte de uma campanha para ser mais transparente e oferecer maior controle aos usuários.
O recurso “Por que estou vendo este post?”, lançado nesta ssemana, promete uma maior compreensão sobre as dezenas de milhares de dados usados pela rede social para classificar histórias, fotos e vídeos no feed de notícias, que é a base da plataforma.
“A coisa básica que essa ferramenta faz é permitir que as pessoas vejam por que estão vendo um post específico em seu feed de notícias, e isso ajuda a acessar as opções de ações que elas podem tomar se quiserem mudar isso”, disse John Hegeman, executivo responsável pelo feed de notícias da rede social.
O novo recurso mostrará aos usuários os dados que os conectam a um tipo específico de post. Por exemplo, que eles são amigos de quem postou e que deram mais likes em seus posts do que outros, comentaram com frequência neste tipo de postagem antes, ou que a postagem é popular entre usuários com os mesmos interesses.
Ele vai detalhar algumas das interações que levam o algoritmo a chegar à sua conclusão, porém não mostrará todos os milhares de dados que influenciam a decisão – que formam o misterioso algoritmo.
Sob desconfiança
Após uma série de escândalos de privacidade, o Facebook precisa reconquistar a confiança dos usuários, enquanto se prepara para lançar um único serviço de mensagens que combina os chats do Facebook, WhatsApp e Instagram, que pode torná-lo ainda mais importante para a comunicação.
O anúncio do novo recurso foi feito um dia depois do presidente-executivo e fundador da rede, Mark Zuckerberg, pedir mais regulação na internet.
“Nós tentamos nos concentrar nos dados que são mais importantes e desempenhar o papel principal no que faz com que as pessoas vejam um post ou não”, disse Hegeman. “Não achamos que isso vai resolver tudo sobre o tema da transparência, mas achamos que esse é um passo importante.”
Pedido polêmico
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, pediu um “papel mais ativo” dos governos na regulação da internet e que mais países adotem regras para proteger a segurança como as da União Europeia (UE).
O Facebook e outros gigantes da internet resistiram durante muito tempo à intervenção governamental, mas a rede social mudou sua postura em meio aos crescentes pedidos de regulação.
“Acredito que necessitamos um papel mais ativo dos governos e dos reguladores”, escreveu Zuckerberg em uma coluna de opinião publicada no The Washington Post.
O pedido de Zuckerberg, no entanto, levanta muitas questões, como a de se as grandes plataformas on-line poderão lidar com desinformação e conteúdo abusivo mantendo-se, ao mesmo tempo, fiel à liberdade de expressão.
Os mais céticos dizem que o Facebook está ganhando tempo em meio a chamados a endurecer as regulações nos Estados Unidos e em outros países, que inclusive questionam se as grandes companhias tecnológicas devem manter sua imunidade ante o conteúdo publicado por seus usuários.

