Sábado, 20 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mourão viaja para China e Rodrigo Maia assume presidência

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, embarcou, na tarde desta quinta-feira (16), para uma viagem internacional na qual passará por Líbano, China e Itália. Como Jair Bolsonaro viajou para Dallas, nos Estados Unidos, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumiu a Presidência da República até o retorno do chefe do Executivo, previsto para esta sexta-feira (17).

Essa é a primeira vez que Maia assumiu o Planalto desde a posse de Bolsonaro, em janeiro deste ano. A transmissão de cargo de Mourão para Maia aconteceu na Base Aérea de Brasília. Mourão estava desde quarta (15) no exercício da Presidência da República, em razão da viagem de Bolsonaro a Dallas.

Os principais compromissos de Mourão serão em Pequim e Xangai, a partir de domingo (19). No dia 23, o vice-presidente representará o governo na Cosban (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação). No dia 24, Mourão tem previsão de se reunir com o presidente chinês Xi Jinping. Ele informou que levará uma “mensagem política” do presidente Jair Bolsonaro no sentido de reforçar a “parceria estratégica” com a China, principal parceiro comercial do Brasil.

Mourão tem previsão de chegar nesta sexta-feira (17) a Beirute para uma escala antes da chegada à China. Ele será recebido pelo presidente do Líbano, Michel Aoun, e fará uma visita à Fragata União, da Marinha do Brasil.

A embarcação participa da Força Interina das Nações Unidas no Líbano em ações para evitar a entrada de armas não autorizadas no país e para auxiliar no treinamento da Marinha libanesa. A viagem de Mourão marca a retomada das reuniões da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação, principal mecanismo de cooperação bilateral entre os dois países. A assinatura de uma ata com as definições do encontro está programada para o dia 23.

Criada em 2004, a Cosban é chefiada pelos vice-presidentes de Brasil e China e não realiza reuniões de sua sessão plenária desde 2015, quando Michel Temer ainda era vice-presidente no governo de Dilma Rousseff.

Mourão declarou, em entrevistas durante esta semana, que o governo brasileiro tem a expectativa de receber uma proposta dos chineses para o País integrar um acordo chamado de “nova rota da seda”. A participação ou não do Brasil no acordo, segundo Mourão, será definida por Bolsonaro, que tem previsão de visitar a China em agosto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Cinco dos dez candidatos a procurador-geral da República são do chamado “Grupo de Janot”, em uma referência a Rodrigo Janot, antecessor de Raquel Dodge
Ministério do Meio Ambiente cortará recursos para ONGs
https://www.osul.com.br/o-general-mourao-viajou-para-a-china-e-rodrigo-maia-assumiu-a-presidencia-da-republica/ Mourão viaja para China e Rodrigo Maia assume presidência 2019-05-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar