Quinta-feira, 02 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
27°
Fair / Wind

Brasil General Villas Bôas, ex-comandante do Exército, foi transferido para a UTI de hospital em Brasília

Procedimento foi realizado no Sírio Libanês, onde assessor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência está internado. Na foto, ele posou ao lado de Bolsonaro (E). (Foto: Marcos Correa/PR)

O general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército e atual assessor especial do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), foi transferido do HFA (Hospital das Forças Armadas), onde foi internado no dia 2 de outubro, para a unidade do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na tarde deste domingo (6).

A transferência foi necessária porque o ex-comandante persiste com dificuldades para respirar e a primeira broncoscopia realizada para tratar atelectasia não surtiu o efeito desejado. Uma nota oficial do Gabinete de Segurança Institucional informou que seu estado clínico é considerado estável.

Nesta segunda-feira (7), Villas Bôas deverá ser submetido a uma nova broncoscopia, com um aparelho agora de maior resolutividade. A ideia é que este aparelho, por ser mais adequado a bebês, seja mais eficaz na desobstrução dos brônquios.

No primeiro exame realizado houve uma melhora, mas não o suficiente. Daí a necessidade de uma nova tentativa de limpeza das secreções que estão impedindo que o ar passe e o general possa respirar melhor. O ex-comandante, de 67 anos, sofre de uma doença neuromotora degenerativa, uma espécie de ELA (esclerose lateral amiotrófica). As visitas estão restritas à família.

General Villas Bôas

Nascido em Cruz Alta (RS), Eduardo Dias da Costa Villas Bôas ingressou no Exército em 1967. Em janeiro de 2015, ele passou a comandar a corporação, nomeado pela então presidente Dilma Rousseff.

Com a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro – iniciada em fevereiro daquele ano – e a utilização de homens das Forças Armadas na segurança do estado, o general passou a figurar com mais frequência no noticiário e a ocupar um espaço central no debate sobre segurança pública.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Fim de semana é marcado por acidentes no Rio Grande do Sul
Possíveis mudanças no Bolsa Família pretendem focar na infância
Deixe seu comentário
Pode te interessar