Sexta-feira, 02 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política O governador do Rio Grande do Sul disse que este ano será de desafios e mudanças no Estado

Compartilhe esta notícia:

Sartori ressaltou que a descrença é generalizada nas instituições de todas as áreas e que cabe a todos mudar esse estado de espírito. (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

O governador do RS, José Ivo Sartori, participou na quarta-feira (09) da abertura da 22ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, em Gramado, na Serra Gaúcha. Durante o seu discurso, ele afirmou que este ano será de desafios e mudanças no Estado.

“Tenho 40 anos de vida pública. Fui vereador, prefeito e deputado estadual e federal e tenho profunda consciência da importância da atuação legislativa para a democracia. Por isso, acredito que não há momento mais oportuno e simbólico para este evento, especialmente porque 2018 será um ano de muitos desafios”, disse após ser agraciado com a Comenda Unale, entregue pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

Sartori ressaltou que a descrença é generalizada nas instituições de todas as áreas e que cabe a todos mudar esse estado de espírito. Em seguida, voltou a reforçar que a vida das pessoas não pode parar devido à eleição. “A sociedade exige ações e respostas. Ninguém aguenta mais protelação e duelo partidário”, garantiu.

As transformações estruturais promovidas no Estado foram lembradas pelo chefe do Executivo, que reconheceu a importância da atuação do Parlamento. Ele acrescentou que a Assembleia Legislativa está prestes a votar o pedido para a realização de um plebiscito em que a sociedade vai decidir se o Estado pode privatizar ou federalizar a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), a Sulgás e a CRM (Companhia Riograndense de Mineração).

“Nossos deputados têm demonstrado sensibilidade e compreensão de que o Rio Grande está acima das nossas diferenças. E não tenho dúvidas de que confirmarão seu apoio às urgentes mudanças necessárias permitindo que a população decida sobre o papel do Estado”, disse o governador.

O emedebista também fez um apelo aos presentes: “Se precisamos e queremos mudar a política, então comecemos por nós mesmos. Tenhamos mais sensibilidade social”. Além disso, disse que é preciso ouvir a voz silenciosa da sociedade, que quer segurança, paz, saúde, educação, infraestrutura e proteção social.

“E não tenhamos medo. A popularidade momentânea não produz mudança e não faz história. Nunca foi tão importante adotarmos uma postura popular, no sentido de que o poder se volte às pessoas, ao povo simples e não apenas aos setores organizados. Resgatar a crença da boa política não será tarefa fácil, mas não podemos nos dar ao luxo de parar”, finalizou.

Conferência

A Conferência da Unale prossegue até esta sexta-feira (11) no centro de eventos da Faurgs (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), reunindo autoridades políticas de vários Estados brasileiros e delegações de outros países.

Com o tema Os Desafios de um Novo Brasil, o evento estimula o debate de temas incorporados ao cenário político, a fim de favorecer a interlocução entre os parlamentares estaduais na discussão de assuntos relevantes para garantir o crescimento do País.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Parque Esportivo da Pucrs promove sábado especial para as mães em Porto Alegre
Permissionários do Mercado Público assumirão execução do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI)
https://www.osul.com.br/o-governador-do-rio-grande-do-sul-disse-que-este-ano-sera-de-desafios-e-mudancas-no-estado/ O governador do Rio Grande do Sul disse que este ano será de desafios e mudanças no Estado 2018-05-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar