Domingo, 05 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Governador Eduardo Leite faz balanço dos 100 primeiros dias no Palácio Piratini

Compartilhe esta notícia:

Efeméride foi tema de uma coletiva de imprensa no Salão Alberto Pasqualini. (Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini)

Na manhã dessa terça-feira, véspera dos 100 primeiros dias de sua gestão como governador, Eduardo Leite realizou uma coletiva de imprensa no Palácio Piratini. Pauta: um balanço de suas realizações desde que tomou posse, em 1º de janeiro, como o político mais jovem de todo o País a ocupar o cargo na atualidade (ex-prefeito de Pelotas, no mês passado ele comemorou 34 anos de idade).

Diante de um grupo formado por cerca de 20 jornalistas em um Salão Alberto Pasqualini improvisado como uma espécie de “minianfiteatro” (nos moldes do célebre programa “Roda Viva”, da TV Cultura), ele partiu do princípio de que o seu mandato começou há mais de três meses, mas o Estado não. Daí o “caráter evolutivo” das medidas implementadas, segundo definiu.

“Nesse sentido, a principal marca do início desse governo é capacidade de diálogo e de construção de consensos estratégicos, necessários e estruturantes para o crescimento do Estado e dos gaúchos”, prosseguiu. “Nesses 100 dias de governo, estabelecemos bases sólidas de um plano que enfrenta a questão fiscal.”

Superação da crise

“Para que o Rio Grande do Sul volte a ser adimplente e cumpra suas obrigações com o funcionalismo, fornecedores e com um plano de desenvolvimento para que o Estado se torne atraente e interessante para as pessoas”, acrescentou. “O Rio Grande não pode estar lá fora sendo falado sobre sua crise, mas pela sua capacidade de superação da crise.”

Relembrando as ações concretas já desenvolvidas nesses pouco mais de três meses de cumprimento do mandato (como sucessor do emedebista José Ivo Sartori), o político tucano falou sobre os programas “RS Parcerias” e “RS Seguro”. Também apresentou os seus motivos para as medidas de contenção de custos, bem como ampliação de receitas, da modernização do Estado, dos pagamentos à Saúde, do plano para a Educação, das conquistas na Assembleia Legislativa, além de suas viagens pelo interior e para fora do Estado.

Identidade visual

Antes de abrir o evento para interação com perguntas dos entrevistadores, os jornalistas presentes receberam uma versão da revista que compila as ações dos 100 primeiros dias de governo e indica os rumos que Leite pretende dar ao Estado.

Ainda na abertura, o governador apresentou a nova identidade do governo do Estado, formado pela sigla “RS” e a corruptela “gov” (governo), com cada elemento configurado em uma cor da bandeira do Rio Grande do Sul (vermelho, amarelo e verde), sublinhado pelo slogan “Novas Façanhas”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

PUC assinou com a prefeitura de Porto Alegre adoção de um trecho do canteiro central da avenida Ipiranga
Por engano? Músico é enterrado e presos são ouvidos na Justiça Militar nesta quarta-feira
https://www.osul.com.br/o-governador-eduardo-leite-fez-um-balanco-de-seus-100-primeiros-dias-no-palacio-piratini/ Governador Eduardo Leite faz balanço dos 100 primeiros dias no Palácio Piratini 2019-04-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar