Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O governo cubano voltará a enviar médicos para o Brasil, afirma o ministro da Saúde

Compartilhe esta notícia:

"Enquanto existam postos onde os brasileiros não queiram ir, vamos continuar o convênio com cubanos", disse Barros. (Foto: Valter Campanato/Abr)

Cuba voltará a oferecer ao Brasil profissionais para o programa Mais Médicos. A negociação já foi concluída e nesta terça-feira, 23, em Genebra, numa reunião entre o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o governo cubano deve confirmar que o projeto continua. Ambos estão na Suíça para reuniões na OMS (Organização Mundial da Saúde). O encontro está marcado para ocorrer também com a cúpula da Organização Pan-americana de Saúde, que chancelaria o novo entendimento.

Cerca de 300 profissionais cubanos que trabalham no Mais Médicos  que haviam voltado para seu país de origem devem retomar seus trabalhos ainda este mês. Os profissionais que desembarcam no Brasil em maio haviam retornado para Cuba em março, para passar um mês de férias e regularizar a documentação. Nesse segundo grupo, estão os médicos que já completaram três anos de trabalho no Mais Médicos e que, por terem estabelecido família aqui, receberam a autorização do governo cubano de ficar mais três anos no programa.

 No mês passado, Cuba anunciou que estava interrompendo o envio de médicos depois que passou a se preocupar com as decisões da Justiça brasileira, permitindo que os profissionais cubanos pudessem permanecer no Brasil. Foram quase cem decisões neste sentido. Havana, em reuniões privadas com o governo brasileiro, questionou o motivo pelo qual o Executivo “aceitava” as decisões do Judiciário.
A mudança de postura de Cuba ocorreu depois que Barros desafiou a decisão de Havana e, dias depois do anúncio, abriu vagas para que os postos que estavam com os médicos cubanos fossem substituídos por brasileiros. Os cubanos, diante do risco de ficar sem as vagas, recuaram e aceitar voltar a negociar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Rovena Rosa/Agência Brasil
Investidores perguntam ao ministro da Fazenda Henrique Meirelles se ele aceita substituir Michel Temer
Supremo manda prender o deputado federal Celso Jacob por favorecer construtora
https://www.osul.com.br/o-governo-cubano-voltara-enviar-medicos-para-o-brasil-afirma-o-ministro-da-saude/ O governo cubano voltará a enviar médicos para o Brasil, afirma o ministro da Saúde 2017-05-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar