Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O governo da Espanha destitui o principal responsável da polícia da Catalunha

Compartilhe esta notícia:

Josep Lluis Trapero é o chefe dos Mossos d'Esquadra. Antes, ele foi acusado de insurreição. (Foto: Reprodução)

O governo da Espanha destituiu na madrugada deste sábado (28) Josep Lluis Trapero como chefe dos Mossos d’Esquadra, responsável pela polícia autônoma catalã. A decisão foi publicada no BOE (Boletim Oficial do Estado).

A ordem partiu do ministério do Interior espanhol, assinada por seu titular, Juan Ignacio Zoido, que assumiu as competências da área no governo regional da Catalunha.
A medida não integrava o pacote de iniciativas anunciadas, na sexta-feira (27), pelo presidente do governo, Mariano Rajoy, incluídas na aplicação na Catalunha do artigo 155 da Constituição aprovada previamente pelo Senado.

Na sexta-feira, o Conselho de Ministros convocado por Rajoy decidiu destituir o governo da Catalunha, dissolver o Parlamento local e convocar eleições regionais, conforme autorizado mais cedo pelo Senado espanhol, que deu luz verde para a aplicação do artigo 155 da Constituição.

Rajoy anunciou a destituição de Carles Puigdemont, presidente da Catalunha, e outras autoridades regionais. O chefe do governo espanhol também anunciou que o Parlamento catalão foi dissolvido e convocou eleições regionais para o dia 21 de dezembro “para restaurar a democracia”.

Na sexta, também foram destituídos o conselheiro de Interior do governo regional e seus integrantes, presidido pelo independentista Carles Puigdemont, assim como o de outros dois responsáveis de departamentos da sua secretaria.

Trapero foi durante os últimos meses o responsável pelos Mossos. Sua gestão durante a consulta independentista realizada em outubro na Catalunha foi controversa. Ele foi acusado de crime de insurreição pela Audiência Nacional espanhola que considera que ele não agiu adequadamente durante o referendo.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

“Cultura de golpe ainda existe”, diz Dilma
Sem receber há 4 meses, empreiteiras desistem de Angra 3
https://www.osul.com.br/o-governo-da-espanha-destitui-o-principal-responsavel-da-policia-da-catalunha/ O governo da Espanha destitui o principal responsável da polícia da Catalunha 2017-10-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar