Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O governo de Bolsonaro já tem 19 ministros confirmados. Saiba quem são eles

Compartilhe esta notícia:

Presidente eleito ainda não definiu todo o primeiro escalão. (Foto: Agência Brasil)

Desde que venceu o segundo turno da eleição contra Fernando Haddad (PT), o presidente eleito Jair Bolsonaro já anunciou os nomes dos futuros titulares de pelos menos 19 ministérios do governo que assume o comando do País a partir de janeiro. O primeiro escalão ainda não está completamente definido.

Perfis

Onyx Lorenzoni (Casa Civil) – O médico veterinário de 64 anos terá um dos principais postos da Esplanada dos Ministérios. Ele está no quarto mandato como deputado federal e foi reeleito. Em 2017, admitiu ter recebido R$ 100 mil em caixa 2 da JBS.

Paulo Guedes (Economia) – O economista de 69 anos defende a menor participação possível do Estado na economia. Nascido no Rio de Janeiro, formou-se em economia e fez doutorado na Universidade de Chicago (EUA). Ele nunca teve cargo público e fez fortuna no mercado financeiro.

Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) – O juiz de 46 anos ganhou projeção nacional ao julgar processos da Operação Lava Jato na 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba (PR). Nascido em Maringá (PR), formou-se em Direito e tem mestrado pelo Universidade Federal do Paraná.

General Augusto Heleno (Segurança Institucional) –  O militar de 71 anos chegou a ser cotado para vice na chapa e ministro da Defesa, mas assumirá a pasta da Segurança Institucional. Na reserva desde 2011, chefiou a missão de paz das Nações Unidas no Haiti e foi comandante militar da Amazônia.

Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) –  Ficou conhecido como o primeiro e único astronauta brasileiro a ir ao espaço. Chegou ao posto de tenente-coronel e hoje está na reserva. Paulista de 1963, tem mestrado em Engenharia de Sistemas e é engenheiro aeronáutico.

Tereza Cristina (Agricultura) – Atual presidente da bancada ruralista, é engenheira agrônoma e empresária. No Mato Grosso do Sul, ocupou o cargo de gerente-executiva em secretarias estaduais. No Congresso, é uma das principais defensoras do projeto que muda as regras no registro de agrotóxicos.

General Fernando Azevedo e Silva (Defesa) – O militar da reserva de 64 anos foi chefe do Estado-Maior do Exército e de Operações na Missão da ONU no Haiti. Atualmente, assessora o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.

Ernesto Araújo (Relações Exteriores) – É diplomata de carreira há 29 anos. Atualmente, é diretor do Departamento dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos. Nascido em Porto Alegre, formou-se em letras pela Universidade de Brasília.

Wagner Rosário (Transparência e CGU) – É o atual ministro da Transparência e CGU e permanecerá no cargo. Natural de Juiz de Fora (MG), é auditor federal de Finanças e Controle desde 2009. Ele também já foi oficial do Exército com graduação pela Academia das Agulhas Negras.

Luiz Henrique Mandetta (Saúde) – Cursou medicina no Rio de Janeiro, fez residência em ortopedia ne especialização em ortopedia nos EUA. Trabalhou como médico em hospitais militares, presidiu a Unimed de Campo Grande (MS) e comandou a Secretaria de Saúde local.

André Luiz de Almeida Mendonça (AGU) – Advogado com pós-graduação em Direito pela Universidade de Brasília, em 2016 se tornou corregedor-geral da AGU. Foi advogado concursado da Petrobras e, atualmente, é consultor jurídico da CGU, além de pastor auxiliar em uma igreja evangélica.

Gustavo Bebbiano (Secretaria Geral da Presidência) – O advogado de 54 anos é um dos conselheiros do presidente eleito e foi uma das figuras mais próximas dele durante a campanha. Presidiu o PSL até outubro passado.

Ricardo Vélez Rodríguez (Educação) – Nascido na Colômbia, é professor aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), na qual se aposentou. Atualmente, é professor emérito da Escola de Comando do Estado Maior do Exército.

Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo) – Natural de Rio Grande (RS), 66 anos, é engenheiro e general . Comandou as missões de paz da ONU no Haiti e no Congo, além de chefiar a Secretaria de Segurança Pública na gestão de Michel Temer.

Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) – Ex-diretor do Dnit, Tarcísio é consultor legislativo da Câmara e tem formação pelo Instituto Militar de Engenharia. Chefiou a seção técnica de engenharia das Nações Unidas no Haiti e atuou como coordenador de auditorias em transportes na CGU.

Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional) – O futuro ministro do Desenvolvimento Regional é formado em engenharia da computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em direito pelo UniCeub (Centro Universitário de Brasília).

Osmar Terra (Cidadania) – Ministro do Desenvolvimento Social entre maio de 2016 e abril deste ano, Terra é médico e deputado pelo MDB-RS e ex-prefeito de Santa Rosa (RS), além de ex-secretário da Saúde do RS. Elegeu-se deputado federal em 2001, 2006, 2010, 2014 e 2018.

Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) – Nascido em Belo Horizonte, foi reeleito deputado como o mais votado de Minas Gerais. É filiado ao PSL e integra a bancada evangélica. Votou a favor do prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer para o STF.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A China é o nono maior investidor em empresas brasileiras
Nomes de peso do cenário local debatem o desenvolvimento sustentável do Sul do Brasil em evento que acontece dia 03 de dezembro, na sede do Ministério Público, em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/o-governo-de-bolsonaro-ja-tem-19-ministros-confirmados-saiba-quem-sao-eles/ O governo de Bolsonaro já tem 19 ministros confirmados. Saiba quem são eles 2018-11-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar