Quinta-feira, 13 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O governo encampou a polêmica sobre o uso da fosfoetanolamina no tratamento do câncer

Compartilhe esta notícia:

Está em discussão a realização de testes para verificar a segurança e a eficácia da molécula. (Foto: Anvisa/Divulgação)

O governo encampou a polêmica sobre o uso da fosfoetanolamina no tratamento do câncer. Depois de o Ministério da Saúde comunicar, no dia 28 de outubro, a criação de um grupo de trabalho para estudar a eficácia do uso dessa molécula, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação anunciou que está trabalhando com seis grupos de pesquisa do País na área de fármacos e medicamentos para aprofundar os estudos da fosfoetanolamina como remédio auxiliar no combate à doença.

Está em discussão nos grupos de pesquisa a realização de testes para verificar a segurança e a eficácia da molécula no tratamento de vários tipos de câncer, e assim auxiliar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária na decisão a respeito de seu uso como medicamento. “Os laboratórios que estão no projeto são liderados por cientistas brasileiros altamente qualificados e que têm capacidade comprovada para atuar na síntese, na caracterização e na realização dos testes in vitro necessários, num prazo de seis meses”, disse o ministro Celso Pansera. Segundo ele, os grupos de trabalho estão atuando com rapidez para, se comprovada a segurança e a eficácia da molécula no combate ao câncer, o ministério apoiar estudos necessários para a produção em grande escala do medicamento.

O uso da fosfoetanolamina se tornou uma polêmica com dimensão nacional no mês passado, quando o Supremo Tribunal Federal liberou o seu uso como medicamento experimental, derrubando decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Em 2016, quase 25 milhões de brasileiros viviam na miséria, 53% a mais do que em 2014, aponta o IBGE
Supremo nega a Geddel acesso ao nome da fonte que denunciou “bunker” dos 51 milhões de reais em Salvador
https://www.osul.com.br/o-governo-encampou-a-polemica-sobre-o-uso-da-fosfoetanolamina-no-tratamento-do-cancer/ O governo encampou a polêmica sobre o uso da fosfoetanolamina no tratamento do câncer 2015-11-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar