Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O governo federal regulamentou as profissões de esteticista e cosmetólogo

Compartilhe esta notícia:

Graduação oferece a possibilidade de atuar em diversas áreas. (Foto: Ares Soares/Unifor)

O presidente Michel Temer sancionou em 3 de abril a Lei nº 13.643, regularizando as profissões de esteticista, que compreende o esteticista e cosmetólogo, e de técnico em estética. A iniciativa partiu da Associação de Cosmetologia e Estética do Ceará, que apresentou a sugestão à Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados.

A partir de agora, será considerado profissional da área os graduados em curso de nível superior com concentração em estética e cosmética, oferecido por instituição regular de ensino no Brasil, devidamente reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), ou instituição estrangeira com diploma revalidado no Brasil.

O mesmo acontece com os profissionais concludentes em técnico de estética no Brasil, ou instituição estrangeira com diploma revalidado no Brasil. O profissional com formação técnica prévia em estética, ou que comprove o exercício da profissão há, pelo menos, três anos, também terá assegurado o direito ao exercício da profissão, na forma estabelecida em regulamento.

Para a coordenadora da graduação tecnológica em estética e cosmética da Unifor, Aline Teixeira, a regulamentação da profissão é a vitória de uma luta travada há anos: “Há muito tempo que se luta pela regulamentação da profissão, mas sempre havia algum entrava que adiava o sonho dos profissionais da estética. A grande necessidade da regulamentação surgiu e veio tomar cada vez mais força após o aumento do número de profissionais na área, alguns sem a devida capacitação. A grande vitória é ter profissionais formados para atender cada vez melhor”, destaca.

A professora parabenizou os alunos do curso por essa conquista: “Ficamos felizes e parabenizamos os alunos e a gestão do curso, que aproveitaram para comemorar. Esperamos receber mais estudantes e profissionais atuantes no mercado que vão precisar da formação”.

Curso de estética e cosmética 

O curso de estética e cosmética da Universidade de Fortaleza tem duração de três anos e o profissional e capacita profissionais para atuar em clínicas de estética, salões de beleza, clínicas de cirurgias plásticas, dermatológicas e de fisioterapia, academias de ginásticas, hotéis, resorts, indústrias, universidades e áreas de pesquisa.

A Unifor oferece campos de práticas ainda na graduação, que conta com sete laboratórios e um spa. Recentemente, foi inaugurada uma moderna academia que, além de equipamentos de ginástica de última geração, dispõe de laboratórios e salas de aula para os cursos de estética e cosmética, fisioterapia e educação física. No caso da estética, as aulas abordarão terapias capilares e tratamentos faciais e corporais.

No decorrer da graduação tecnológica, o aluno adquire certificações intermediárias para ingressar no mercado de trabalho. Logo no primeiro semestre, o aluno recebe o certificado de assistente técnico em estética corporal, com 828 horas cursadas. Após o quarto semestre, recebe o de assistente técnico em estética facial e capilar, após 1.692 horas, e, ao final do curso, o profissional se forma como tecnólogo em estética e cosmética.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Preso o homem que fingia rezar na igreja para roubar a caixinha de doações dos fiéis
Homem que foi viajar com a mulher se esqueceu dela no aeroporto onde embarcou e só se deu conta quando chegou em outro país
https://www.osul.com.br/o-governo-federal-regulamenta-as-profissoes-de-esteticista-e-cosmetologo/ O governo federal regulamentou as profissões de esteticista e cosmetólogo 2018-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar