Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “O governo quer sufocar a Operação Lava-Jato”, alerta o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-tarefa em Curitiba

Compartilhe esta notícia:

O procurador afirmou que a Lava-Jato, mesmo tendo custo alto, traz superávit ao País. (Foto: AE)

O procurador Regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, afirma que os cortes orçamentários e o esvaziamento da equipe da Polícia Federal fazem parte de uma “estratégia de governo” para “sufocar lentamente” as investigações contra a corrupção.

“O governo preferiu o método suave, o sufocamento lento”, diz Carlos Fernando, decano da equipe de 13 procuradores da República que integram a Lava Jato em Curitiba. Foram eles que iniciaram as apurações em 2014 e encurralaram Odebrecht, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros poderosos.

 “Tirando a Polícia Federal, nós ficamos sem o braço operacional. Nós temos dificuldade de fazermos novas operações. Isso tem até se refletido já nesse ano com poucos operações e de menor grau.”

“É uma estratégia clara de governo de atender interesses político partidário no sentido de sufocar a Lava Jato. Como custa muito caro, em termo de comunicação, as medidas que vão direto contra a Lava Jato, como o Congresso Nacional tentou fazer com o abuso de autoridade, ou a anistia do caixa 2, o governo preferiu o método suave. O sufocamento lento”, disse.

Sobre a questão dos custos da operação para o Brasil, o procurador responde que “Lava-Jato é uma operação superavitária em termos de recuperação de valores para o Estado brasileiro. Ela custa infinitamente menos do que os valores dispendidos nela. Seja no Ministério Público, seja na Polícia Federal”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

As delações da JBS revelam indícios de esquemas de pagamento de propina para a liberação de créditos tributários em favor da empresa não apenas nos Estados, mas também na União
Esquemas de corrupção continuaram mesmo após três anos de funcionamento da Operação Lava-Jato
https://www.osul.com.br/o-governo-quer-sufocar-operacao-lava-jato-alerta-o-procurador-carlos-fernando-dos-santos-lima-da-forca-tarefa-em-curitiba/ “O governo quer sufocar a Operação Lava-Jato”, alerta o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-tarefa em Curitiba 2017-05-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar