Domingo, 27 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 19 de dezembro de 2019
O Grêmio anunciou que chegou a um acordo com Renato Portaluppi para renovação de contrato do técnico. O novo vínculo foi selado nesta quinta-feira (19) e terá validade até o final de 2020. Tricampeão da América, Renato começará a quarta temporada consecutiva no comando do Tricolor, no que será seu quinto ano de trabalho à frente da equipe.
Com o novo vínculo, o maior ídolo da história gremista pode alcançar outra marca: se tornar o técnico que mais vezes dirigiu a equipe. Atualmente na terceira colocação, ao lado de Telêmaco Frazão de Lima, Renato tem no calendário a garantia de que deve ultrapassar ícones como Felipão e Oswaldo Rolla e assumir o primeiro lugar na lista dos treinadores mais longevos na história do Grêmio.
Desde seu retorno, em setembro de 2016, o técnico liderou o vestiário na reconquista da América, no pentacampeonato da Copa do Brasil, bicampeonato da Recopa Sul-Americana, Gauchão de 2018 e 2019 e Recopa Gaúcha deste ano. Com Renato, também permanece na comissão o auxiliar Alexandre Mendes.
Libertadores
Universidad Católica (CHI), América de Cali (COL) e o ganhador do G4 serão os adversários do Grêmio na Copa Libertadores de América 2020 no Grupo E, onde o Tricolor é cabeça de chave.
A definição ocorreu em sorteio realizado na noite de terça-feira (17), no Centro de Eventos da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), na cidade paraguaia de Luque, na Região metropolitana de Assunção.
A Universidad Católica já esteve no caminho do Grêmio em duas oportunidades na história da competição. A primeira em 2011 e a segunda na edição deste ano. As duas equipes já se enfrentaram também pela extinta Copa Mercosul.
O América de Cali também já foi adversário do Tricolor em duas Libertadores. A primeira delas em 1983, na semifinal, quando o Grêmio conquistou seu primeiro título, e a segunda em 1996.
O classificado do G4 sairá do vencedor da sequência Internacional x equipe chilena (a definir entre Universidad de Chile ou Unión Española) que jogará contra o ganhador de e Tolima (COL) x Macara (EQU).
O Tricolor foi representado no Paraguai pelo presidente, Romildo Bolzan, e pelo executivo de futebol, Klauss Câmara.
Datas
A estreia do Grêmio acontece no dia 3 de março, na Colômbia, contra o América de Cali, às 21h30min. Veja abaixo as datas e horários dos outros jogos do Grupo E.
12/03 – Grêmio x G4 – 21h
18/03 – Universidad Católica x Grêmio – 21h30min
08/04 – G4 x Grêmio – 21h30min
21/04 – Grêmio x Universidad Católica – 19h15min
07/05 – Grêmio x América de Cali – 21h30min