Domingo, 09 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de julho de 2017
Na manhã desse sábado, no Centro de Treinamentos Luiz Carvalho, o elenco do Grêmio finalizou os preparativos para enfrentar o Avaí-SC, às 16h deste domingo, pela décima-segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A Rádio Grenal transmite o jogo pelo dial 95.9 FM e pelo site www.radiogrenal.com.br.
Com 22 pontos, o Tricolor caiu do segundo para o terceiro lugar na tabela do Brasileirão com a vitória do Flamengo sobre o Vasco por 1 a 0 na noite desse sábado, mas pode reassumir a vice-liderança se vença o Avaí (penúltimo colocado, com apenas nove pontos). Nas duas próximas rodadas, o time gaúcho não tem chances de alcançar o líder Corinthians, que chegou a 32 pontos após bater a Ponte Preta-SP por 2 a 0, também nesse sábado.
Treino
A maior parte da atividade teve portões fechados à imprensa. Quando o acesso foi permitido, duas horas depois, o grupo realizava o tradicional “rachão” recreativo disputado às vésperas de jogos. A exemplo do que tem ocorrido em alguns trabalhos preparativos do Tricolor gaúcho, o técnico Renato Portaluppi participou da movimentação, contribuindo para descontrair ainda mais o ambiente – em tom de brincadeira, o comandante e ex-jogador reclamou de várias marcações de seu auxiliar Alexandre Mendes, que fez o papel de árbitro da “pelada”.
Para o jogo contra os catarinenses, Renato volta a contar com o volante Ramiro e com o zagueiro Walter Kannemann, que cumpriram suspensão automática no confronto do domingo passado, em São Paulo, contra o Palmeiras. O volante Maicon e o lateral Léo Moura seguem de fora, ainda em recuperação de contusões. Ambos realizaram exercícios em separado, mas fizeram questão de participar da foto pousada feita pelo time vencedor do rachão.
Outro desfalque confirmado é o do goleiro Marcelo Grohe, que na semana passada sofreu uma um corte no joelho esquerdo ao ser atingido pelas travas da chuteira de um jogador do Godoy Cruz no primeiro jogo das oitavas-de-final da Copa Libertadores da América. Léo Jardim deverá ser seu substituto.
O atacante Pedro Rocha, por sua vez, acusou desconforto muscular na coxa esquerda, será poupado para evitar o desgaste físico devido à sequência ininterrupta de atuações. Ele sequer participou do treino e o seu substituto ainda não foi anunciado, o que deve ocorrer somente uma hora antes do início da partida. Os mais cotados para o seu lugar são Fernandinho, Miller Bolaños e Everton.
Os nomes relacionados para o duelo deste domingo são, por ordem alfabética, Arthur, Bressan, Bruno Cortez, Bruno Grassi, Bruno Rodrigo, Edilson, Everton, Fernandinho, Jailson, Kaio, Leo Jardim, Leonardo Gomes, Lincoln, Luan, Lucas Barrios, Machado, Marcelo Oliveira, Michel, Miller Bolaños, Pedro Geromel, Rafael Thyere, Ramiro e Walter Kannemann.
Novidade
Nesta segunda-feira, o Grêmio deve apresentar oficialmente o goleiro Paulo Victor, que rescindiu contrato com o Flamengo para assinar por dois anos com o clube gaúcho. O atleta de 30 anos desembarca em Porto Alegre na condição de substituto imediato de Marcelo Grohe. Além do rubronegro carioca, constam em sua carreira passagens por América-RJ, Resende-RJ e Gazianterispor da Turquia.
Na noite de sexta-feira, o lateral e ex-flamenguista Léo Moura postou mensagem nas redes sociais para comemorar o futuro reencontro com o antigo colega. “Vamos conquistar mais títulos juntos, seja bem-vindo”, registrou o jogador.
A vinda de Paulo Victor teria sido motivada pela avaliação de que as atuais opções disponíveis para a posição no clube seriam insuficientes. Conforme esse entendimento, Léo Jardim ainda é inexperiente para jogos decisivos e Bruno Grassi não conta com a plena confiança da comissão técnica. Após o Gauchão, a direção gremista tentou a contratação do goleiro Matheus Cavichioli, que acabou acertando-se com o Juventude.