Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O Hospital de Clínicas de Porto Alegre abre inscrições para voluntários que queiram participar de estudos sobre vacinas contra o coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Pedido é de mediação da entidade entre governos e fabricantes. (Foto: Divulgação)

O HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre) informou que está se preparando para participar, em breve, de estudos de vacinas contra a Covid-19, em colaboração com outras instituições de pesquisa. O hospital abre a possibilidade para que as pessoas que tenham interesse em ser contatadas para uma eventual participação nestes estudos possam encaminhar seus dados.

O formulário de manifestação de interesse (pode ser necessário utilizar o navegador Google Chrome) está disponível no site do HCPA.

Assim que algum projeto estiver em condições de iniciar o recrutamento de participantes no HCPA, os interessados poderão ser comunicados pelos pesquisadores. O preenchimento do formulário não garante a participação nas pesquisas, pois os critérios de inclusão e o número de pessoas a serem convidadas variam entre os diferentes estudos.

Os dados fornecidos no formulário ficarão armazenados no HCPA, em uma base de dados protegida e de acesso restrito. As informações serão utilizadas apenas para estudos de vacinas contra a Covid-19 que vierem a ser realizados no HCPA.

Estudo da Santa Casa

Estudo inédito divulgado no último dia 17 avaliou a prevalência da Covid-19 em trabalhadores de serviços de emergência em Porto Alegre – que compõem um grupo de profissionais com uma das maiores exposições ao coronavírus. Realizada pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, a pesquisa indicou uma prevalência de mais de 80% de exposição ao vírus entre estes profissionais, com a produção de anticorpos de 5,5%, ou seja, 1,6 vezes maior do que na população de Porto Alegre.

De acordo com Alessandro Pasqualotto, chefe do Laboratório de Biologia Molecular da Santa Casa e um dos coordenadores da pesquisa, juntamente com Antonio Kalil, Diretor de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, “há poucos estudos sobre a prevalência da Covid entre profissionais de saúde, e os resultados encontrados mostram que este grupo possivelmente seja o mais exposto à covid-19 na população gaúcha”.

O levantamento, realizado em parceria com o Instituto Cultural Floresta (ICF) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, avaliou toda a população de profissionais da saúde, entre os dias 20 e 24 de julho, atuando em cinco grandes emergências de Porto Alegre. Foram estudados 1.163 indivíduos, sendo 315 profissionais na Santa Casa, 310 no Hospital de Clínicas, 300 no Conceição, 270 no Hospital da PUC e 140 no Mãe de Deus. O estudo utilizou os chamados testes rápidos para Covid-19: IgM, que detecta infecções recentes, e IgG, para infecções mais antigas.

Na segunda fase do estudo, realizada após 3 semanas com os mesmos profissionais da saúde, observou-se negativação dos anticorpos em mais de metade dos sujeitos avaliados. Na avaliação de Antonio Kalil, “este estudo traz importantes dados epidemiológicos sobre a Covid-19 na capital gaúcha, em uma população que esteve à linha de frente no combate à epidemia. O predomínio de anticorpos IgM indica que a contaminação tenha se dado preferencialmente nos meses de junho e julho”. As informações são do HCPA e da Santa Casa.

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Fogo subterrâneo dificulta o combate a incêndios no Pantanal
“Somos usuários das redes sociais ou usados por elas?”, questiona conselheiro de Joe Biden, candidato à presidência dos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/o-hospital-de-clinicas-de-porto-alegre-abre-inscricoes-para-voluntarios-que-queiram-participar-de-estudos-sobre-vacinas-contra-o-coronavirus/ O Hospital de Clínicas de Porto Alegre abre inscrições para voluntários que queiram participar de estudos sobre vacinas contra o coronavírus 2020-09-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar