Terça-feira, 30 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia O INSS adiou para setembro a retomada do atendimento presencial em suas agências

Compartilhe esta notícia:

Mais de 150 agências em todo o País já foram vistoriadas. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) adiou a reabertura de suas agências. A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS decidiram adiar até o dia 14 de setembro o retorno gradual e seguro do atendimento presencial nos postos da Previdência Social.

Desta forma, o atendimento exclusivo por meio de canais remotos será também prorrogado até o dia 11 de setembro e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências. Os prazos deverão constar em Portaria Conjunta a ser publicada nesta segunda-feira (24).

Segundo o INSS, a reabertura gradual e segura vai considerar as especificidades de cada uma das Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

A reabertura estava prevista para a próxima segunda-feira (24). A suspensão do atendimento nas unidades ocorreu em março em razão da pandemia de Covid-19 e, desde então, o INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia vem prorrogando o atendimento remoto aos segurados e beneficiários.

O cidadão que tiver necessidade de acessar os serviços do INSS continua podendo recorrer aos canais remotos, o aplicativo Meu INSS e a Central 135. Segundo o INSS, essas formas de atendimento continuarão sendo utilizadas mesmo após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.

Ainda de acordo com o órgão, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das unidades da Previdência será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com agendamento prévio pelos canais remotos.

Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.

As agências que não oferecerem as condições mínimas para o funcionamento presencial poderão ficar de fora da reabertura. Neste caso, será mantido o regime de plantão reduzido para tirar dúvidas. As informações são da Agência Brasil e do INSS.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Dólar ultrapassa R$ 5,60 e fecha no maior valor em três meses
Força-tarefa da Lava-Jato denuncia suposta corrupção em contratos de navios firmados pela Petrobras e por empresa dinamarquesa
https://www.osul.com.br/o-inss-adiou-para-setembro-a-retomada-do-atendimento-presencial-em-suas-agencias/ O INSS adiou para setembro a retomada do atendimento presencial em suas agências 2020-08-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar