Sábado, 14 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 12 de fevereiro de 2021
O Instagram vai desativar as contas de usuários que enviarem mensagens diretas contendo discurso de ódio. O anúncio foi feito pelo blog do aplicativo nesta quarta-feira (10).
Conhecidas como DMs, elas são as mensagens enviadas pelo chat privado na rede social. Antes da atualização, quando conteúdos ofensivos eram detectados, o usuário que fez o envio era impedido de usar o chat durante um tempo.
Agora, além de desativar a conta, o Instagram diz que também vai deletar perfis feitos para driblar a nova medida, além de fazer o mesmo com as contas criadas exclusivamente para o envio deste tipo de conteúdo.
Outras ações contra o discurso de ódio
O aplicativo tem outras ferramentas que permitem ao usuário comum a ter menos contato com discursos agressivos quando se trata de mensagens públicas.
É o caso dos filtros de comentários, que impedem perfis de terceiros de interagirem com palavras, frases e emojis que não são bem vistos por quem criou a publicação.
Segundo o Instagram, essas novas ferramentas tem tido um efeito de queda no volume do discurso de ódio na rede social.
“Garantir que as pessoas não vejam conteúdos odiosos ou abusivos nas DMs é mais desafiador, considerando que são conversas privadas”, explicou o Instagram no anúncio.
Outras ações voltadas para as mensagens diretas tinham como público alvo os criadores de conteúdo e contas de empresas que, por terem mais seguidores, são mais vulneráveis a interações agressivas. Esses usuários podem desabilitar as DMs, marcações e menções de quem não seguirem de volta.
O Instagram disse estar fazendo experiências com esta função em perfis pessoais e que vai disponibiliza-la para todos no futuro.
Não ao TikTok
O Instagram quer que seus usuários se dediquem a postar conteúdo pensado para a plataforma, e deixa isso claro em suas novas orientações sobre publicações. A partir de agora, a rede social afirma que não irá mais promover vídeos com logotipo de outros aplicativos (lê-se: posts reciclados do TikTok) na aba dedicada ao Reels.
De acordo com o comunicado no perfil do Instagram Creators, os vídeos que ficarem embaçados devido à baixa resolução também não serão recomendados pela plataforma, bem como os que tiverem alguma borda ao redor e vídeos onde a maior parte das imagens sejam cobertas por texto.
A rede social explica que esses posts irão aparecer normalmente em seções como o feed dos seus seguidores e o seu perfil, no entanto, provavelmente não irão aparecer em destaque na aba “Explorar” ou na própria guia dedicada ao Reels para quem não é seguidor, o que tende a limitar o alcance da publicação.