Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Instituto Butantan entregou 1 milhão e 200 mil doses da CoronaVac ao governo federal

Compartilhe esta notícia:

Cada frasco passará a ter 5,7 mL em vez de 6,2 mL. (Foto: Divulgação/SES)

O Instituto Butantan entregou nessa terça-feira (23) 1,2 milhão de doses da vacina CoronaVac para o governo federal. O montante faz parte das mais de 3,9 milhões que serão distribuídas ao Ministério da Saúde nos próximos dias.

A expectativa inicial era a de fazer oito remessas diárias de 426 mil, totalizando 3,4 milhões. Entretanto, segundo Dimas Covas, diretor do Instituto, a capacidade foi ampliada e já nessa terça foram entregues 1,2 milhão de doses.

“Hoje é um dia importante para a história do Butantan. Mais um dia de luta, mais um dia de se entregar vacinas. Vamos entregar 1,2 milhão de vacinas ao nosso Ministério da Saúde. E não vamos parar, vamos continuar entregando”, afirmou Dimas Covas. Nessa terça, o instituto completou 120 anos.

As remessas dos próximos dias também serão maiores. Segundo o Butantan, nesta quarta (24), serão entregues mais 900 mil frascos da vacina. No dias 25, 26 e 28 de fevereiro ainda estão previstas liberações de 600 mil doses diárias.

Desta forma, até domingo, São Paulo deverá fornecer um total de 3,9 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunização (PNI).

Ainda de acordo com o diretor, até o início do próximo mês o instituto deve receber um novo lote de insumo da vacina.

“8,2 mil litros de insumo da vacina devem chegar até o dia 2 de março. Ao menos três milhões de doses poderão ser produzidos a partir do insumo”, disse Dimas Covas em entrevista ao Bom Dia SP nessa terça (23).

O governador de São Paulo esteve na sede do Instituto para acompanhar o carregamento dos caminhões com os lotes da vacina. Em coletiva de imprensa no local, João Doria (PSDB) disse que até o próximo dia 5 de março, o Instituto deverá entregar de 5,6 milhões de doses ao governo federal, totalizando 15,4 milhões de doses destinadas ao Programa Nacional de Imunização desde o início do ano.

Governo federal

Os lotes fazem parte dos acordos firmados entre o Instituto e o governo federal para a entrega da vacina feita pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan.

Na semana passada, o Ministério da Saúde assinou contrato com o Instituto Butantan para o fornecimento de 54 milhões de doses da vacina CoronaVac. O montante se soma às 46 milhões já adquiridas, totalizando 100 milhões de doses da CoronaVac a serem entregues até setembro.

Além desses 100 milhões, na última sexta-feira (19), o Ministério da Saúde enviou ao Butantan um ofício para adquirir mais 30 milhões de doses da CoronaVac. A solicitação é analisada pelo Instituto.

Cronograma de entrega

Segundo o Ministério da Saúde, o Butantan deve entregar 52 milhões de doses da CoronaVac para o governo federal até o final de abril. Antes, a previsão do governo federal era receber 46 milhões de doses até esta data.

Em coletiva de imprensa na semana passada o diretor do Butantan também afirmou que pretende aumentar a capacidade de envase para antecipar a entrega de todas as 100 milhões de doses até agosto.

“Com relação ao contrato adicional de 54 milhões de doses assinado com o Ministério da Saúde, no programa contratado a última entrega seria em setembro. Nós vamos fazer todo o esforço para adiantar a produção e essa entrega e esperamos que, no máximo em agosto, tenhamos a entrega total de 100 milhões de doses”, disse Dimas Covas.

Ainda de acordo com o diretor, o Butantan dobrou o número de funcionários que trabalham diariamente no envase da vacina de 150 para 300.

Dimas Covas também prevê que a capacidade de envase do Butantan pode dobrar a partir de abril, de até um milhão de doses por dia para dois milhões por dia.

O aumento será possível quando uma fábrica que atualmente está sendo usada para a produção da vacina contra a gripe será destinada para a CoronaVac.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasil registra 3ª maior média móvel de mortes por Covid da pandemia, com 1.370 perdas
Sem o Congresso Nacional ativo, o Supremo faz “reforma tributária” silenciosa
https://www.osul.com.br/o-instituto-butantan-entregou-1-milhao-e-200-mil-doses-da-coronavac-ao-governo-federal/ O Instituto Butantan entregou 1 milhão e 200 mil doses da CoronaVac ao governo federal 2021-02-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar