Sexta-feira, 14 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O Japão descobre nova variante do coronavírus e registra surto

Compartilhe esta notícia:

Resultado significa que, para homens com 85 anos ou mais, o risco de morrer aumenta de 17% para 25%. (Foto: Reprodução)

As autoridades sanitárias japonesas descobriram mais de 90 casos de uma nova variante do coronavírus, afirmou o porta-voz do governo nessa sexta-feira (19). A nova cepa possui a mutação E484K na proteína “spike” do vírus, que foi encontrada em outras variantes, o que pode prejudicar a eficácia das vacinas.

Ela foi identificada em 91 casos na área de Kanto, no Leste do Japão, e em dois casos em aeroportos, disse o secretário-chefe do gabinete, Katsunobu Kato. O governo está aumentando a vigilância contra as variantes, pois podem ser mais resistentes aos imunizantes, que o Japão começou a administrar esta semana.

“Pode ser mais contagiosa do que as cepas convencionais e, se continuar a se espalhar internamente, pode levar a um rápido aumento de casos”, disse Kato.

Acredita-se que a variante tenha vindo do exterior, mas é diferente daquelas que se originaram no Reino Unido e na África do Sul, de acordo com um relatório anterior do jornal Mainichi, que citou como fonte o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão.

O Japão notificou 151 casos somando as variantes do Reino Unido, África do Sul e Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O país registrou mais de 400 mil casos de covid-19, com 7.194 mortes.

Surto

Também nessa sexta, um centro de imigração de Tóquio relatou que cinco funcionários e 39 estrangeiros detidos testaram positivo para a covid-19.

Todos os 130 detidos na instalação foram testados para a doença, de acordo com um porta-voz do Escritório Regional de Imigração de Tóquio. Nenhum dos casos é grave e todos os infectados permanecem em quarentena. O representante não quis comentar sobre a nacionalidade dos infectados, citando questões de privacidade.

O sistema de detenção do Japão para violadores das leis de imigração e requerentes de asilo tem sido amplamente criticado por seus padrões médicos, monitoramento de detidos e resposta a emergências.

Vacinação

O Japão iniciou a campanha de vacinação contra covid-19 na manhã da última quarta-feira (17). Até o fim de fevereiro, devem ser imunizados cerca de 40 mil profissionais diretamente envolvidos no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Último país do G7 (grupo das nações mais industrializadas do mundo) a iniciar a imunização, o Japão aprovou a vacina desenvolvida pelo laboratório norte-americano Pfizer em parceria com a empresa alemã BioNTech no domingo (14). O primeiro lote, contendo cerca de 400 mil doses, já desembarcou no país.

O governo assegurou a compra das duas doses suficientes para os 126 milhões de habitantes do país: 72 milhões da Pfizer/BioNTech, 60 milhões da AstraZeneca/Oxford e 25 milhões da Moderna. As vacinas elaboradas por AstraZeneca e Moderna ainda estão no processo de aprovação no arquipélago.

Segundo o calendário divulgado, depois desta primeira fase de fevereiro serão vacinados 3,7 milhões de profissionais de saúde a partir de março, 36 milhões de idosos a partir de abril, 8,2 milhões de indivíduos de grupo de risco e 2 milhões de profissionais de instituições dedicadas a idosos depois de abril — totalizando, portanto, cerca de 50 milhões de habitantes, o equivalente a 40% da população até maio.

Em data indefinida, na sequência serão imunizados indivíduos de 16 a 64 anos. Crianças e adolescentes de até 16 anos não estão contemplados no calendário. Residentes estrangeiros estão incluídos na campanha, seguindo o mesmo cronograma estipulado aos cidadãos japoneses.

Após as 20 mil primeiras injeções neste mês, priorizadas para médicos e enfermeiros de 100 hospitais, o governo pretende divulgar detalhes sobre a eficácia e os efeitos colaterais da vacina, que é gratuita, mas não é obrigatória.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Pfizer apresentou novos dados e diz que vacina pode ser mantida a -25ºC
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pede defesa da democracia em seu primeiro discurso internacional
https://www.osul.com.br/o-japao-descobre-nova-variante-do-coronavirus-e-registra-surto/ O Japão descobre nova variante do coronavírus e registra surto 2021-02-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar