Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte O jogador cubano Leal é convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira de vôlei

Compartilhe esta notícia:

Renan Dal Zotto enfim pode convocar o cubano Leal para a seleção brasileira. (Foto: Reprodução/Facebook)

O atleta cubano chegou ao Brasil em 2012, após desistir de defender a seleção de seu país. Ele se decepcionou por não ter havido evolução financeira e de estrutura no esporte nacional mesmo após o vice-campeonato mundial de 2010.

Leal se naturalizou brasileiro em 2015 e, após cumprir uma espécie de quarentena, foi liberado pela federação internacional para defender o Brasil a partir de 2019. Dessa forma, pôde enfim ser convocado por Renan para as competições deste ano.

O grupo está se preparando para Liga das Nações, Pré-Olímpico, Campeonato Sul-Americano e Copa do Mundo.

Uma das revelações cubanas naquele Mundial de 2010, o atleta despontou como promessa. No Cruzeiro, o ponteiro confirmou as expectativas e tornou-se um dos melhores atacantes do mundo.

“O Brasil me tornou um jogador sensacional. Eu me acho, espero que as pessoas também gostem do meu jogo”, afirmou Leal à Folha no ano passado, antes de deixar o país rumo ao clube italiano Civitanova.

A chegada dele ao Brasil, porém, foi conturbada. O jogador de 2,02 m havia ficado sem treinar regularmente por dois anos e se apresentou 18 kg acima do peso ideal. Além disso, veio sem a mulher, que na época estava grávida de três meses.

Incentivado pelo técnico argentino Marcelo Mendez, no Cruzeiro desde 2009, Leal recuperou a forma e se adaptou à nova casa. Foi tricampeão mundial de clubes (2013, 2015 e 2016) e conquistou cinco edições da Superliga com a equipe.

“Desde os 12 anos, quando comecei a jogar vôlei, os últimos seis aqui no Brasil foram o topo. Aprendi muitas coisas, convivi com jogadores muito bons e fui pegando coisinhas de cada um deles”, disse.

Nesta terça-feira (14), Leal conquistou com o Civitanova, time defendido também pelo levantador brasileiro Bruninho, a liga italiana de vôlei.

“Acredito que 2019 também será um ano importante, porque posso jogar na Seleção. Mas tem que ter calma, ainda preciso melhorar algumas coisas. Aqui na Itália, a adaptação está sendo difícil, pelo time e cultura nova. Mas pouco a pouco estou me acostumando. O Bruninho tem me ajudado bastante. Espero que 2019 seja melhor ainda”, disse Leal.

Antes de arrumar as malas para a Itália, o atacante ajudou o time de Minas Gerais a conquistar o Campeonato Sul-Americano, a Copa Brasil e a Superliga 2017/18.

A última partida de Leal pelo Sada Cruzeiro foi a final daquela Superliga, contra o Sesi-SP, com vitória por 3 sets a 2, no Mineirinho lotado. O atacante ainda foi eleito o MVP (melhor jogador da temporada).

Nos seis anos vestindo a camisa 9 do time mineiro, foram 25 títulos, incluindo cinco Superligas e três Campeonatos Mundiais.

“Esse ano de 2018 foi sensacional. Foi um ano maravilhoso. No Sada Cruzeiro conseguimos títulos superimportantes e no Mundial, no final de 2017, pegamos bronze. Jogamos muito bem”, falou Leal.

Ele se apresentará à seleção no dia 27 deste mês, em Katowice, na Polônia, para a primeira semana de disputa da Liga das Nações.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Manipulação em contas como a que ocorreu no Manchester City terá punição em fair play no Brasil
Grêmio é denunciado pelo STJD por ofensa racista contra o jogador do Fluminense
https://www.osul.com.br/o-jogador-cubano-leal-e-convocado-pela-primeira-vez-para-a-selecao-brasileira-de-volei/ O jogador cubano Leal é convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira de vôlei 2019-05-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar