Quinta-feira, 12 de junho de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
Mist

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O líder esquerdista López Obrador foi eleito presidente do México

Compartilhe esta notícia:

Obrador discursou para apoiadores após vencer o pleito de domingo. (Foto: Reprodução)

Ex-prefeito da Cidade do México, o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, conhecido pelas suas iniciais AMLO, foi escolhido o novo presidente do México nas eleições realizadas no domingo (1º), informou um comunicado do Instituto Nacional Eleitoral divulgado na madrugada desta segunda-feira (2).

O próximo presidente, que é do Morena (Movimento Regeneração Nacional), obteve mais de 53% dos votos. As pesquisas de boca de urna indicavam a vitória de Obrador com cerca de 45% dos votos. Os seus rivais na disputa reconheceram a derrotaObrador, que concorreu ao cargo pela terceira vez, superou nas urnas o economista José Antonio Meade, candidato governista do Partido Revolucionário Institucional; o conservador Ricardo Anaya, candidato de uma coalizão formada pela legenda de direita PAN (Partido Ação Nacional) e pela sigla de esquerda PRD (Partido da Revolução Democrática); e Jaime Rodriguez, postulante independente conhecido como El Bronco.

O segundo colocado no pleito foi Anaya, com 23% da preferência do eleitorado, seguido por Meade, com 15%. Rodriguez obteve cerca de 6% dos votos.  No país, o vencedor é eleito em votação única, sem segundo turno. Ele vai substituir Enrique Peña Nieto.

Além da eleição para presidente, quase 89 milhões de mexicanos foram às urnas para escolher governadores, prefeitos e deputados locais e federais, entre os mais de 18 mil cargos em disputa. As seções eleitorais foram abertas às 9h de domingo e fecharam às 20h, no horário de Brasília.

Em um hotel no centro da capital mexicana, o candidato eleito afirmou que esse é um “dia histórico”. “Convoco todos os mexicanos à reconciliação e a pôr acima dos interesses pessoais, por legítimos que sejam, o interesse superior”, declarou Obrador, que assumirá a Presidência no dia 1º de dezembro.

Obrador aproveitou para agradecer aos seus concorrentes. “Expresso meu respeito em quem votou em outros candidatos e partidos, e o mesmo manifesto para os três candidatos à Presidência da República das diferentes organizações que hoje reconheceram o nosso triunfo e vitória”, disse. Ele afirmou ainda que o seu projeto de nação buscará estabelecer uma “autêntica democracia” e que as mudanças “serão profundas”.

Além disso, Obrador declarou que haverá liberdade intelectual e empresarial e disciplina fiscal e financeira. Tudo isso a fim de “erradicar” a corrupção, um dos principais problemas que corrói o país. Por fim, o futuro presidente mexicano disse que o seu governo representará “ricos e pobres”, mexicanos de todas as correntes intelectuais e de todas as orientações sexuais.

O atual presidente do México reconheceu a vitória do líder esquerdista. “Faz uns minutos me comuniquei com o vencedor da eleição presidencial para expressar-lhe que ele sua equipe de trabalho contarão com a colaboração do governo da República para realizar uma transição ordenada e eficiente”, declarou Peña Nieto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Fifa confirma Copa do Mundo com 48 seleções em 2026
Irmãos gêmeos morrem ao espalhar as cinzas da mãe em penhasco na Inglaterra
https://www.osul.com.br/o-lider-esquerdista-lopez-obrador-foi-eleito-presidente-do-mexico/ O líder esquerdista López Obrador foi eleito presidente do México 2018-07-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar