Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O livro que fala sobre os bastidores do governo de Donald Trump será publicado no Brasil em março

Compartilhe esta notícia:

O início da pré-venda na internet está previsto para esta semana. (Foto: Reprodução)

O livro com bastidores do governo do presidente norte-americano Donald Trump será publicado no Brasil no mês de março.

“Fire and Fury” foi comprado pela Objetiva, selo do Grupo Companhia das Letras, na última quinta-feira, um dia depois da divulgação de trechos da obra pelo jornal britânico “The Guardian”.

O título provisório em português é “Fogo e Fúria”. O valor da aquisição não foi divulgado.

Para agilizar a tradução, a editora brasileira contratou cinco tradutores para verter a obra -que tem 336 páginas na edição americana- para o português. O início da pré-venda na internet está previsto para esta semana.

A obra do jornalista Michael Wolff, que afirma ter feito cerca de 200 entrevistas com integrantes da campanha de Trump e da Casa Branca, teve o lançamento nos Estados Unidos antecipado desta segunda-feira (8) para sexta-feira (5).

Os advogados de Trump tentaram impedir a publicação do livro nos Estados Unidos, mas falharam, e a obra esgotou em minutos na semana passada, tendo sido comparada ao furacão de vendas da série literária “Harry Potter”.

“Fire and Fury” retoma questionamentos sobre a sanidade mental do presidente norte-americano e coloca em dúvida sua capacidade de exercer o cargo. No sábado (6), Trump rejeitou as acusações contidas na obra e disse ser um “gênio muito estável”.

A publicação levou o ex-estrategista-chefe de Trump, Steve Bannon, a pedir desculpas ao presidente depois de declarações polêmicas a Wolff, entre elas a de que o encontro do filho de Trump, Donald Trump Jr., com uma advogada russa durante a campanha presidencial de 2016 teria sido “antipatriótico”.

Trump chamou Bannon de Steve descuidado” e “vazador”, e disse que o ex-assessor “perdeu a cabeça”.

Risco

“Fui às melhores universidades, fui excelente aluno, ganhei bilhões e bilhões de dólares e obtive tremendo sucesso”, afirmou o presidente à imprensa neste sábado. “Aí vem esse cara, que não me conhece, não me entrevistou. [O livro] é obra de ficção.” A Casa Branca chamou “Fire and Fury” de “risível” e desacreditou o autor, criticado em trabalhos anteriores. Mas a saúde mental de Trump já esteve sob o escrutínio de outros profissionais.

Em outubro, um grupo de 27 psiquiatras e psicólogos lançou um livro segundo o qual a sanidade de Trump é uma “ameaça real à nação”, citando traços como impulsividade, hedonismo, paranoia e narcisismo patológico. “Uma mistura letal”, escreve o psicólogo Craig Malkin.

A obra fere a “regra de Goldwater”, criada pela Associação Americana de Psiquiatria em 1973 depois que o republicano Barry Goldwater, que queria ser presidente, derrotou na Justiça profissionais que afirmaram à imprensa que ele era inapto. A entidade então proibiu que diagnósticos fossem tornados públicos sem exame pessoal ou autorização.

O grupo, que não examinou o presidente, alega, porém, que tem o “dever de alertar o país”. A psiquiatra Bandy Lee, organizadora da obra, se reuniu em dezembro com políticos democratas, suscitando especulações sobre a possibilidade de o Congresso debater a 25ª emenda. Para a emenda ser evocada, a avaliação deve ser feita pelo vice-presidente e pelo gabinete ou por uma comissão indicada pelo Congresso com especialistas médicos.

Se o presidente se opuser, o Congresso tem três semanas para votar o afastamento, que precisa ser aprovado por dois terços – algo difícil com a atual maioria republicana, mas que pode mudar nas legislativas de novembro.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Polícia Federal realiza operação ligada à Lava-Jato em dez Estados
Linhas dos ônibus Orfanotrófio e Cruzeiro não estão circulando
https://www.osul.com.br/o-livro-que-fala-sobre-os-bastidores-do-governo-de-donald-trump-sera-publicado-no-brasil-em-marco/ O livro que fala sobre os bastidores do governo de Donald Trump será publicado no Brasil em março 2018-01-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar