Três certezas sobre o pacotão do governo estadual: 1) chega tarde ao Legislativo. Se medidas tivessem sido tomadas no começo do ano passado, a crise financeira não se alastraria tanto; 2) provocará protestos na Praça da Matriz e na tribuna do Palácio Farroupilha; 3) será aprovado pela maioria em plenário.
SEM ECO
Ao meio dia de ontem, durante reunião com o governador José Sartori, o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, tentou liderar uma frente contra algumas medidas. O silêncio foi a reposta dos demais participantes.
PARA RECUOS
Os deputados estaduais têm a certeza de que, entre o conjunto de medidas para enfrentar a crise, não há bode na sala. Isto é, o contrabando de alguma proposta que possa ser retirada numa negociação.
RESTRIÇÃO ZERO
No gabinete de transição do prefeito eleito, Nelson Marchezan, o pacote do governo estadual foi bem recebido. Assessores comentaram que o mesmo caminho será trilhado pela futura gestão de Porto Alegre.
CONSELHO
O artista plástico Salvador Dalí dizia: ‘Não tenha medo da perfeição, você nunca vai atingi-la’. Vale para muitos prefeitos eleitos que organizam suas equipes.
ESPERAM NA FILA
O novo ministro da Cultura, Roberto Freire, anuncia mudanças da Lei Rouanet. Incentivo ao setor não pode se destinar a artistas consagrados, que têm outros caminhos para obter recursos.
SEM ALGEMAS
Muitos perguntam o motivo pelo qual Sérgio Cabral e Anthony Garotinho não foram algemados. Decorre de decisão do Supremo Tribunal Federal, tomada após o prefeito Celso Pitta ter sido algemado em interrogatório de CPI na Câmara dos Deputados. Algemas só podem ser usadas se o conduzido oferecer risco.
MICROFONE ABERTO
O grande expediente desta quinta-feira estará reservado para Mário Jardel. A cada começo de sessão plenária na Assembleia, o espaço de 20 minutos fica à disposição de um deputado estadual para abordagem de tema livre.
QUADRO TRÁGICO
Pesquisa nacional, encomendada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, concluiu: o Brasil tem 370 mil consumidores regulares de crack nas capitais. Formam hordas de indivíduos vagando solitários e perdidos pelas ruas. Para quebrar a rotina, assaltam.
CASO RARO
O neurocientista norte-americano Carl Hart é professor dos Departamentos de Psicologia e Psiquiatria na Universidade de Columbia, Estados Unidos. Negro e de família pobre, foi criado nos guetos de Miami. Usou drogas, vendeu-as e cometeu vários outros delitos quando era adolescente. Foi salvo de destino igual ao de amigos e parentes, que acabaram presos ou mortos, quando resolveu dedicar-se aos estudos.
ADESÃO
A 22 de novembro de 2006, foi confirmada a entrada do PMDB na gestão Lula. O presidente nacional, Michel Temer, após duas horas de reunião no Palácio do Planalto, anunciou que o partido não estava mais dividido entre governistas e independentes.
RÁPIDAS
* Temendo reação das corporações, a Assembleia Legislativa toma hoje medidas rígidas de segurança.
* Haverá convocação extraordinária dos deputados estaduais, em dezembro, para votar o pacotão.
* Há sempre risco de alguns transformarem a cadeira de qualquer Parlamento em sofá cama.
