Ícone do site Jornal O Sul

O médico que promete transplantar cabeças quer também fazer testes com cérebros

Canavero anunciou, em 2015, que em dois anos conseguiria fazer um transplante de cabeça em seres humanos vivos. (Foto: Reprodução)

O neurocirurgião e escritor italiano Sergio Canavero disse nessa sexta-feira que conseguiu fazer um transplante de cabeça em cadáveres. Ele teria conseguido conectar a coluna vertebral, os nervos e os vasos sanguíneos com sucesso. No entanto, de acordo com publicação do The Guardian, há um longo caminho a seguir.

Canavero anunciou, em 2015, que em dois anos conseguiria fazer um transplante de cabeça em seres humanos vivos. Não é o caso deste anúncio, feito pelo polêmico médico em Viena (Áustria). Por enquanto, a operação de 18 horas pode ter provado que é possível conectar com sucesso uma cabeça cortada a outro corpo – um cadáver.

Em entrevista dada a rede de televisão do Reino Unido BBC em 2016, o médico explicou como faria para realizar o transplante em seres humanos vivos. A operação precisaria de 150 médicos e enfermeiros, duraria cerca de 36 horas e custaria  42 milhões de reais  – ele ainda aguardava o patrocínio. O primeiro passo seria congelar o corpo para preservar as células do cérebro.

Em seguida, drenar o cérebro e substituir o sangue com uma solução cirúrgica. O pescoço do paciente e do doador seriam cortados para que as artérias e veias importantes fossem envoltas em tubos de silicone e plástico – eles seriam comprimidos para impedir o fluxo de sangue e depois afrouxados para facilitar a circulação.

Sair da versão mobile