Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política O Ministério da Fazenda aprovou um empréstimo de 25 milhões de reais para a prefeitura de Porto Alegre junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento

Compartilhe esta notícia:

Os recursos se destinam à melhoria da gestão fiscal, conforme a prefeitura. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

O Ministério da Fazenda aprovou a contratação pela prefeitura de Porto Alegre de uma operação de crédito junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no valor de R$ 25 milhões, destinado à execução do PNAFM III (Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros). Esse empréstimo, segundo a prefeitura, por se destinar à melhoria da gestão fiscal, não precisa de aval da União e, portanto, não tem a observância da classificação da CAPAG (Capacidade de Pagamento).

Subempréstimo junto à Caixa Econômica Federal

O contrato será firmado nos próximos meses em forma de subempréstimo junto à Caixa Econômica Federal, com recursos oriundos do termo entre a União e o BID. De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, o projeto apresentado pela prefeitura é destinado à melhoria financeira e tributária do município.

Aerolevantamento dos imóveis da cidade

Os valores contratados serão utilizados para a realização de um novo aerolevantamento dos imóveis da cidade. “O aerolevantamento inclui o mapeamento digital da cidade e a atualização da base cartográfica do município e do cadastro imobiliário. Também vamos aprimorar os processos tributários, a cobrança de sonegadores e implantar melhorias na Loja de Atendimento da Fazenda, na Central de Licitações, e na área da contabilidade”, afirma Busatto.

Para viabilizar a contratação da operação de crédito, a Secretaria Municipal da Fazenda está criando uma Unidade de Execução, que é uma exigência do programa para dar andamento ao projeto. O decreto com todas as especificações foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre desta sexta-feira.

Objetivos:

Os principais objetivos do projeto, de acordo com informações da prefeitura, são: disponibilizar a aerofotogrametria; atualizar as bases do geoprocessamento; atualizar o cadastro imobiliário; melhorar a arrecadação do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) através da integração nos sistemas de arrecadação; implantar a declaração eletrônica de serviços das instituições financeiras; disponibilizar uma ferramenta de Big Data para utilização dos auditores da Receita Municipal; disponibilizar um portal de relacionamento entre o cidadão e a fiscalização do município e realizar melhorias na Loja de Atendimento ao contribuinte.

Educação municipal

Dois projetos em educação integral desenvolvidos por organizações parceiras da Smed (Secretaria Municipal de Educação) junto a escolas da rede municipal de Porto Alegre são semifinalistas da Região Sul na 13ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, ambos na categoria Parceria em Ação.

Entre mais de 500 inscrições de todo o País, ganham destaque os projetos Educação Integral do Presente e do Futuro, realizado pelo Cesmar (Centro Social Marista de Porto Alegre) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Timbaúva, bairro Mario Quintana, e Educação Integral – Orquestra Villa Lobos, realizado pelo Instituto Cultural São Francisco de Assis nas escolas Villa Lobos, São Pedro, Saint’ Hilaire e Afonso Guerreiro Lima, todas na Lomba do Pinheiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Presos criminosos que aplicavam golpes em locadoras de veículos na Região Metropolitana de Porto Alegre
Grupo Via Porto entrega 467 viaturas ao Governo do Estado para atender demandas da Brigada Militar e Policia Civil
https://www.osul.com.br/o-ministerio-da-fazenda-aprovou-um-emprestimo-de-25-milhoes-de-reais-para-a-prefeitura-de-porto-alegre-junto-ao-banco-interamericano-de-desenvolvimento/ O Ministério da Fazenda aprovou um empréstimo de 25 milhões de reais para a prefeitura de Porto Alegre junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento 2018-09-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar