Sábado, 03 de janeiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Ministério da Saúde planeja estender a vacinação da febre amarela para todo o País

Compartilhe esta notícia:

Como a vacina precisa de, no mínimo, 15 dias para surtir proteção no organismo, a indicação é de que as pessoas sejam levadas ou se dirijam às unidades de saúde com a maior brevidade possível. (Foto: Divulgação)

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse nesta quinta-feira (22) que a pasta estuda ampliar, até novembro deste ano, a vacinação de febre amarela para todo o Brasil. Atualmente, a vacinação contra a febre amarela exclui algumas regiões do país, até então consideradas de menor risco para a doença – caso do Nordeste e parte da região Sul, por exemplo.

Com a medida, a vacina passaria a ser ofertada também nestes locais, onde hoje vivem 34 milhões de pessoas. O objetivo é prevenir um novo avanço da febre amarela em áreas onde não havia cobertura vacinal, como ocorreu no ano passado no Espírito Santo e, neste ano, em municípios de São Paulo.

“A ideia é discutir se será uma decisão nossa de governo, mas isso depende dos secretários estaduais concordarem, para que vacinemos toda a população que nunca foi alvo de vacinação no Brasil, porque não estava em área de risco”, afirmou Barros.

Segundo o ministro, a medida visa evitar a expansão do vírus antes do início de um novo “ciclo” de febre amarela no próximo verão, quando geralmente há aumento de casos. “Como o vírus tem circulado em áreas novas, adiantaríamos essa vacinação. Essa é uma discussão em andamento que vai ter em duas semanas uma decisão”, completou. Agora, a previsão é que o debate seja levado a reuniões com representantes dos Estados e municípios.

Ainda de acordo com Barros, a proposta também será levada nesta semana à OMS (Organização Mundial de Saúde) pelo secretário-executivo do ministério, Antônio Nardi. No ano passado, o ministério já havia anunciado a intenção de passar a vacinar crianças em todo o país contra a febre amarela. A medida, que incluiria a vacina no calendário do Programa Nacional de Imunizações, foi adiada devido ao surto em alguns Estados neste ano.

Agora, a ideia é retomar o debate, incluindo os adultos, nos mesmos moldes de público-alvo como já ocorre nas áreas onde a vacina já é recomendada. Para que a ampliação ocorra, diz Barros, a pasta aguarda a confirmação da ampliação da produção de vacinas com uma nova fábrica, a qual deve produzir 4 milhões de vacinas por mês. A dose ofertada seria a integral.

“Com isso, teríamos capacidade de fazer a vacinação de todos até novembro, e o Brasil se transformaria todo ele em área permanente de vacinação. Essa é uma proposta que será discutida e, se decidida, haverá uma programação em cada Estado”, explicou Barros.

Vítima no Rio Grande do Sul

A SES (Secretaria da Saúde) confirmou, na quarta-feira (21), o primeiro caso importado de febre amarela no Rio Grande do Sul, desde 2010. Trata-se de um homem de 27 anos, residente em Jaguarão, sem histórico de vacina contra a doença.

O homem viajou, em janeiro, a São Tomé das Letras (Minas Gerais), onde esteve em área de mata. Ao retornar ao estado, no dia 27, já apresentava febre, vômitos, edema e mialgia (dor muscular), sendo internado no mesmo dia na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Universitário São Francisco de Paula, em Pelotas. Ele permanece hospitalizado, apresentando quadro clínico estável.

No dia 29, foi coletado material para análise do Laboratório Central do Estado para dengue, malária e leptospirose, todos com resultado negativo. Uma quarta análise, para febre amarela, foi realizada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, que teve a confirmação positiva na quarta-feira.

Técnicos da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Pelotas, e do município de Jaguarão já executaram investigação nos locais de residência e de trabalho do paciente, sem detecção de focos do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença em áreas urbanas.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Justiça Federal condena Marcelo Odebrecht em ação da Lava-Jato
O INSS lançou uma nova ferramenta que mostra quanto tempo falta para o trabalhador se aposentar
https://www.osul.com.br/o-ministerio-da-saude-planeja-estender-vacinacao-da-febre-amarela-para-todo-o-pais/ O Ministério da Saúde planeja estender a vacinação da febre amarela para todo o País 2018-02-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar