Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde O Ministério da Saúde vai contestar na Justiça a decisão que restringe as funções de enfermeiros no Sistema Único de Saúde, o SUS

Compartilhe esta notícia:

Em todo o País, cerca de 70 mil crianças e adolescentes de zero a 19 anos estão na fila de espera por uma cirurgia eletiva. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Ministério da Saúde vai encaminhar à Advocacia-Geral da União subsídios para contestação na Justiça da decisão que restringe as atribuições dos enfermeiros no SUS. Num documento divulgado quarta-feira, 11, a pasta afirma que a decisão limitando as atividades dos profissionais, concedida há duas semanas numa ação movida pelo Conselho Federal de Medicina, impacta o funcionamento das unidades básicas de saúde e pode levar a uma redução do acesso aos serviços.

A declaração foi feita no mesmo dia em que o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde) divulgaram uma nota  pedindo pressa para que a União recorra da decisão judicial.

No comunicado, entidades alertam para os prejuízos que a restrição pode provocar para a saúde da população. Os impactos já começariam a ser sentidos agora, durante a campanha Outubro Rosa, que faz a detecção do câncer de mama.

A decisão da 20ª Vara Federal do Distrito Federal suspende a possibilidade de enfermeiros solicitarem exames no SUS. A atividade há anos é executada na atenção básica por esses profissionais e é apontada como essencial em alguns programas, como o de Doenças Sexualmente Transmissíveis, o de diabetes e de hipertensão.

“Estamos muito preocupados”, resumiu o presidente do Conasems, Mauro Junqueira. A diretora técnica do Centro de Referência e Treinamento de Aids do Estado de São Paulo, Maria Clara Gianna, conta que ao longo desta semana a coordenação recebeu inúmeros telefonemas de cidades do Estado, com dúvidas sobre como proceder a partir de agora.

“É impossível pensar no combate à atual epidemia de sífilis sem a participação direta de enfermeiros, auxiliando sobretudo com os exames, com testes rápidos”, disse Maria Clara.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Aumenta o número de idosos no Rio Grande do Sul. A artéria aorta, a principal do organismo, é frequentemente afetada
A obesidade aumentou nos Estados Unidos e já atingiu cerca de 40% dos adultos
https://www.osul.com.br/o-ministerio-da-saude-vai-contestar-na-justica-decisao-que-restringe-as-funcoes-de-enfermeiros-no-sistema-unico-de-saude-o-sus/ O Ministério da Saúde vai contestar na Justiça a decisão que restringe as funções de enfermeiros no Sistema Único de Saúde, o SUS 2017-10-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar