Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Ministério Público Federal quer controlar a despesa com celulares dos senadores

Compartilhe esta notícia:

Conforme o Ministério Público Federal, o Parlamento tem sido omisso no controle (Foto: Pedro Franca / Ag. Senado)

A Procuradoria da República no Distrito Federal ingressou na Justiça com uma ação civil pública pedindo que o Senado seja obrigado a fixar um limite de despesas no uso dos celulares institucionais por parte dos parlamentares.

Na avaliação do MPF (Ministério Público Federal), tem sido cometidas irregularidades no benefício, que ainda é ilimitado.
Além da linha institucional, os senadores podem pedir o ressarcimento da despesa de linha particular. Os gastos já atingiram mais de 500 mil reais em um ano.

O MPF já havia recomendado a adoção de providências pela Casa, tais como a edição de um ato regulamentador para utilização dos celulares institucionais. Como não obteve sucesso, protocolou a ação judicial.

Moralidade

A procuradora da República Marcia Brandão Zollinger, que assina o pedido, defende que a omissão do Senado no assunto “afronta diretamente os princípios constitucionais da moralidade, eficiência e economicidade”.

No mesmo documento, são mencionados órgãos públicos que já adotam o controle desse tipo de gasto. O TCU (Tribunal de Contas da União), por exemplo, fixou o teto de 620 reais por mês. Já o próprio MPF permite que os procuradores gastem com celulares, a cada 30 dias, 350 reais. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A União Europeia planeja punir com o corte de verbas os governos populistas do Leste Europeu
Donald Trump quer barrar imigrantes que sejam de “países que exportam terroristas”
https://www.osul.com.br/o-ministerio-publico-federal-quer-controlar-a-despesa-com-celulares-dos-senadores/ O Ministério Público Federal quer controlar a despesa com celulares dos senadores 2016-08-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar