Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 22 de outubro de 2017
Desde o início do ano até o mês de agosto, Porto Alegre já teve mais de 130 casos envolvendo pedofilia denunciados à Justiça, de acordo com um levantamento feito pelo MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul). Na última quarta-feira (18), três pessoas foram denunciadas pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre por crimes ligados à pedofilia. As ocorrências envolveram dois homens e uma mulher.
Segundo o promotor de Justiça Júlio Almeida, que ofereceu a denúncia, os dois homens, que moravam em residências próximas uma da outra, praticavam atos parecidos, abusando de pelo menos seis crianças e adolescentes, de ambos os sexos. Estão anexadas ao processo, fotografias e vídeos, produzidos pelos próprios denunciados, que comprovam os abusos, mostrando repetidas cenas de sexo explícito.
Em um dos vídeos, uma menina de 11 anos é convencida a praticar sexo oral em um dos homens denunciados enquanto segura um brinquedo. As imagens também mostram que o homem violentava sexualmente as vítimas na frente dos próprios filhos, também crianças, segundo o MP-RS.
O outro homem denunciado aparece em vídeo convencendo uma criança a se deixar fotografar nua. Em seguida, a criança pergunta ao abusador: “Agora tu vai me dar os perfumes?”.
Os dois homens foram denunciados pelos crimes de estupro de vulnerável, produção e armazenamento de imagens de pedofilia, práticas sexuais na presença de crianças e aliciamento.
Já no caso da mulher, a denúncia foi por produção e armazenamento de fotografias e vídeos pornográficos, porque, segundo imagens e depoimentos colhidos durante a investigação, ela convencia crianças e adolescentes a posarem para fotos com esse conteúdo.
Esta é apenas uma entre as denúncias de pedofilia encaminhadas à 6ª Vara Criminal do Foro Central de Porto Alegre em menos de uma semana. Segundo o levantamento feito pelo MP-RS, de janeiro a agosto deste ano foram entregues 147 denúncias à Justiça. Em 2016, foram 269 e em 2015, 349. Somadas, contabilizam 765 denúncias, em pouco menos de três anos. Júlio Almeida explica que os crimes de pedofilia representam aproximadamente 90% dessas denúncias, as demais são relativas à lesões corporais praticadas por pais ou responsáveis, maus-tratos, entre outras.
Na sexta-feira (20), uma operação contra a pedofilia foi deflagrada em 24 Estados e no Distrito Federal. Foram cumpridos mais de cem mandados de busca e apreensão e 108 pessoas foram presas. As investigações levaram mais de seis meses, e 151 mil arquivos foram apurados. No Rio Grande do Sul, nove pessoas foram presas.