Sábado, 20 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 20 de outubro de 2015
Mergulhar no universo de uma das bebidas mais antigas do mundo — o vinho —, desvendar o mercado no qual está inserida, suas oportunidades e desafios, por meio do desenvolvimento de um planejamento estratégico para a loja Vinhos do Mundo, em Porto Alegre. Este foi o case apresentado pelos alunos do curso de Administração da ESPM-Sul Angelo Bertoluci, Renata Puntel Fortes e Vinícius D’Ambros. O trabalho é um dos finalistas da 10ª edição da “Noite de Prêmios” da ESPM-Sul. O evento anual de maior importância da instituição ocorre na terça-feira, 27 de outubro, às 21h, no Teatro do Bourbon Country.
Os estudantes identificaram, a partir de uma avaliação externa — com uma amostra de aproximadamente 300 pessoas, na faixa etária de 25 e 35 anos, entre as classes A e B — que há um aumento no consumo de vinhos no País, e que a preferência é pelos tintos importados. O estudo também sinalizou o crescimento de consumo da bebida pelos jovens. Como principais ameaças presentes no setor, os alunos apontaram o aumento de lojas especializadas, a elevação das taxações nas importações, a redução do poder de compra do porto-alegrense devido a inflação, a alta do dólar, a alta rivalidade dos concorrentes e as baixas barreiras de entrada. Há, ainda, uma tendência de compras online no setor.
Nesta edição, serão premiados os projetos desenvolvidos entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015. Os finalistas serão classificados com ouro, prata, bronze e destaque especial contemplando diversas categorias, dos diferentes cursos da instituição. No total, foram mais de 500 trabalhos inscritos para 37 categorias.