Sexta-feira, 31 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias O novo relatório da Fepam sobre as praias e balneários gaúchos aponta que oito locais estão impróprios para o banho

Compartilhe esta notícia:

Já em Porto Alegre o "sinal verde" foi mantido para Belém Novo e Lami. (Foto: Cesar Lopes/PMPA)

A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) divulgou nessa sexta-feira o novo boletim da balneabilidade das praias e balneários do Rio Grande do Sul. Dos 92 pontos analisados pelos técnicos do órgão estadual, oito estão impróprios para banho. Confira a seguir quais são os locais vetados:

– Lagoa do Peixoto (Osório);

– Balneário Balverde – Pontal da Barra (Pelotas);

– Balneário Santo Antônio – em frente ao Hotel Praia Laranjal (Pelotas);

– Balneário dos Prazeres – em frente à estátua de Iemanjá (Pelotas);

– Balneário Totó (Pelotas);

– Colônia Z-3 (Pelotas);

– Praia do Encontro – Rio Jacuí (São Jerônimo);

– Balneário Rebelo (Tapes).

A divulgação dos resultados ocorre sempre nas sextas-feiras no site oficial do governo do Rio Grande do Sul. Outra opção para saber mais sobre a situação da balneabilidade das praias e balneários gaúchos é um aplicativo disponível no mesmo endereço eletrônico – www.estado.rs.gov.br.

Zona Sul de Porto Alegre

A Smams (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade) de Porto Alegre divulgou nessa sexta-feira mais um relatório de balneabilidade indicando que as praias do Lami e do Belém Novo, na Zona Sul da cidade, permanecem próprias para o banho. Desde o início do verão, os dados mostram que todos os pontos estão liberados.

Os resultados são baseados nas últimas cinco análises do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos). Conforme estabelecido pelo decreto 18.925/2015, a Smams é o órgão responsável pela divulgação da balneabilidade, com base nas análises de competência do Dmae.

A avaliação da balneabilidade segue o disposto pela resolução 274/2000 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), que estabelece que 80% das análises, de um conjunto das cinco últimas amostras, devem apresentar presença de Escherichia coli não superior a 800 NMP/100 ml. Na última amostragem, esse valor não pode ultrapassar 2.000 NMP/100 ml. Além disso, o valor do PH deve manter-se na faixa de 6 a 9.

Por questões de saúde e segurança, a Smams desaconselha o banho em outros locais da orla de Porto Alegre. Confira a seguir os pontos liberados:

– Lami: Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à segunda guarita de salva-vidas), Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas) e Posto 3 (avenida Beira-Rio, em frente ao nº 510).

– Belém Novo: Posto 1 (Praça Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus), Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira-Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só) e Posto 3 (Praia do Veludo, em frente à interseção das avenidas Beira-Rio, Pinheiro Machado e rua Antônio da Silva Só).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

O ministro da Economia insiste com senadores em novo imposto para desonerar filha de pagamento
Saiba por que a Procuradoria-Geral da República resiste em fechar um acordo de delação com Eike Batista
https://www.osul.com.br/o-novo-relatorio-da-fepam-sobre-as-praias-e-balnearios-gauchos-aponta-que-oito-locais-estao-improprios-para-o-banho/ O novo relatório da Fepam sobre as praias e balneários gaúchos aponta que oito locais estão impróprios para o banho 2020-02-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar