Domingo, 11 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 24 de maio de 2016
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 teve 9.276.328 de participantes inscritos. O prazo se encerrou na última sexta-feira. Agora, quem se inscreveu tem até esta quarta-feira para pagar o boleto com a taxa de 68 reais e ter sua participação confirmada.
Na história do exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o número alcançado neste ano é o segundo maior, ficando atrás apenas de 2014, quando 9,4 milhões se inscreveram. Em 2015 foram 8,4 milhões de inscritos, dos quais 7,7 milhões confirmaram (com o pagamento do boleto ou obtenção da isenção da taxa). Ao fim daquele ano, 5,7 milhões realizaram as provas do exame.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse, em entrevista coletiva, que as restrições orçamentárias não afetarão a realização do Enem. Ele afirmou ainda que prevê a abertura de novas vagas do Pronatec e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) ainda no segundo semestre. As notas do Enem podem ser usadas por maiores de 18 anos para obter o diploma do ensino médio. Também são exigidas para o candidato que pretende uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento estudantil pelo Fies. O Ciência sem Fronteiras também pede boas notas no exame como critério de seleção.
(AG)