Quarta-feira, 08 de julho de 2026
Por Redação O Sul | 24 de dezembro de 2018
O papa Francisco apontou para a “ganância insaciável” e a ostentação de bens materiais durante a Missa do Galo celebrada nesta segunda-feira (24), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Para ele, o homem deve refletir sobre a necessidade do supérfluo.
Para ele, o homem deve passar por momentos de reflexão: “será verdade que preciso de tantas coisas, de receitas complicadas para viver? Quais são os contornos supérfluos de que consigo prescindir para abraçar uma vida mais simples?”
Francisco completou dizendo que é preciso superar o egoísmo e evitar cair “na mundanidade e no consumismo”.
“Diante da manjedoura, compreendemos que não são os bens que alimentam a vida, mas o amor; não a voracidade, mas a caridade; não a abundância ostentada, mas a simplicidade que devemos preservar”, disse ainda.
Francisco não só criticou a ostentação em abundância e indicou caminhos para a simplicidade, mas também falou sobre dividir o pão – ou seja, as pessoas não só acumulam riquezas e as ostentam, mas também não ajudam quem vive em más condições. “Não devorar e acumular, mas partilhar e dar”, apontou o papa.
Papado
Francisco, o primeiro papa da América Latina, fez a defesa dos pobres a marca de seu papado, que entrará em seu sexto ano em março de 2019.
No sábado (22), o Vaticano disse que ele deu como presente de Natal aos sem-teto de Roma uma nova clínica, na praça São Pedro, para que possam ter atendimento médico gratuito.
No Dia de Natal, nesta terça (25), o papa fará sua mensagem bianual “Urbi et Orbi” (para a cidade e para o mundo) da sacada central da Basílica São Pedro. Ele deve falar sobre a perseguição aos cristãos na Síria e no Iraque.
Francisco enviou seu secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, para celebrar o Natal com os cristãos no Iraque.
Católicos estão entre as minorias religiosas mais perseguidas pelo Estado Islâmico no país do Oriente Médio.
Nesta segunda, Parolin se encontrou em Bagdá com premiê iraquiano, Adel Abdul-Mahdi.
Nos próximos dias, ele deve viajar para o norte do Iraque para se encontrar com líderes curdos em Irbil e para celebrar uma missa em Qaraqosh, próximo a Mosul, de acordo com o Vaticano.
Visita
Por volta das 18h15min locais de sexta-feira (21), o papa Francisco, como todos os anos, foi até o Mosteiro “Mater Ecclesiae” para fazer as felicitações de Natal ao papa emérito Bento XVI. A notícia foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
O último encontro entre os dois foi em outubro passado, quando Francisco visitou Bento na véspera da canonização de Paulo VI, Oscar Romero e de outros cinco beatos.
Em junho, por ocasião do Consistório, o papa foi até o Mosteiro na companhia dos 14 novos cardeais para um momento de encontro e oração com Bento XVI.
Os comentários estão desativados.