Domingo, 21 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 25 de março de 2020
O secretário de Fazenda e Planejamento de São Paulo, Henrique Meirelles, afirmou que o PIB (Produto Interno Bruto) do País deverá recuar 3% neste ano com os impactos da crise gerada pela pandemia do coronavírus.
Meirelles disse que sua projeção leva em conta o prognóstico de infectologistas de que a pandemia deverá se arrastar por até mais quatro meses, demandando a manutenção de medidas restritivas à circulação de pessoas.
Segundo o ex-ministro da Fazenda, o PIB brasileiro vai cair cerca de 10% no segundo trimestre.
Em São Paulo, estado que concentra o maior número de infectados pela Covid-19, a estimativa é de uma queda de arrecadação de cerca de 10% no ano, de acordo com Meirelles.
“Nossas expectativas são de uma queda intensa de receita em abril e no trimestre, mas voltando a se recuperar durante o ano. A perda de arrecadação no ano seria de um pouco menos que 10%. Em abril seria de 30% em relação a março.”
O secretário, que participou de uma live realizada pelo banco BTG e pela revista Exame, criticou também a postura de Jair Bolsonaro diante da crise. Para Meirelles, o clima de divisão e confronto fomentado pelo presidente prejudica o País.
Meirelles criticou o pronunciamento presidencial feito na noite de terça, em que Bolsonaro chamou o coronavírus de “gripezinha” e criticou as medidas restritivas impostas por governadores.
“Recebi muito mal [a fala de Bolsonaro]. Cabe ao presidente da república preservar as vidas. Em seguida, vamos trabalhar na recuperação da economia. O presidente optou por entrar numa chamada crise de negação, efeito psicológico em que o paciente, o doente, recusa-se a ver o que está acontecendo, a enxergar a realidade por alguma conveniência de cunho pessoal.”
Os comentários estão desativados.