Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os Estados Unidos se preparam para uma quarta onda de coronavírus, e Joe Biden pede que governadores e prefeitos restaurarem uso obrigatório de máscaras

Compartilhe esta notícia:

Casos de coronavírus voltaram a aumentar no país, embora as mortes estejam diminuindo. (Foto: Reprodução)

O presidente americano, Joe Biden, pediu na segunda-feira (29) aos governadores e prefeitos que mantenham ou restabeleçam o uso obrigatório de máscaras, dizendo que, devido ao “comportamento temerário”, o coronavírus estava se espalhando rapidamente, ameaçando o progresso que o país fez até agora contra a pandemia. O país se prepara para uma quarta onda de Covid-19.

“As pessoas estão diminuindo as precauções, o que é muito ruim”, afirmou Biden. “Estamos desistindo de ganhos arduamente conquistados.”

Biden pediu ao país que aguentasse mais, dizendo que instruiu sua equipe de combate ao coronavírus a garantir que houvesse ao menos um local de vacinação a menos de 8 quilômetros de 90% dos americanos em três semanas.

Na segunda, Nova York disse que todos os adultos seriam elegíveis à vacinação a partir de 6 de abril, juntando-se a pelo menos 37 outros Estados onde todos os adultos residentes poderão se vacinar até meados de abril.

Questionado se acha que os Estados deveriam interromper seus esforços de retomada das atividades comerciais, o presidente disse que sim.

Biden falou algumas horas depois que a Dra. Rochelle Walensky, diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), emitiu talvez seu alerta mais emocionado até o momento sobre um possível quarto surto de coronavírus, que ela classificou de “desgraça iminente”.

“Estou pedindo a você que espere um pouco mais, se vacine quando puder, para que todas aquelas pessoas que todos amamos ainda estejam aqui quando esta pandemia acabar”, disse ela durante um briefing na Casa Branca.

Após semanas de declínio, os casos de coronavírus estão aumentando novamente nos Estados Unidos. As mortes ainda estão diminuindo, mas o país teve uma média de 61.545 casos diários na semana passada, 11% a mais do que a média de casos registrados por dia nas duas semanas anteriores. O aumento acontece apesar de a vacinação estar adiantada, com 27,4% da população tendo recebido ao menos a primeira dose e a marca de 140 milhões de doses da vacina contra a covid-19 aplicadas.

Especialistas em saúde disseram que as medidas para ampliar a elegibilidade da vacinação ressaltam a urgência do Estado atual da pandemia. Em nove Estados nas últimas duas semanas, os casos de coronavírus aumentaram mais de 40%, de acordo com um banco de dados do The New York Times. Michigan liderou com um aumento de 133%, enquanto Connecticut relatou um salto de 62% nos casos nas últimas duas semanas, e Nova York e Pensilvânia relataram aumentos de mais de 40%.

Os cientistas americanos previram semanas atrás que o número de infecções aumentaria novamente no fim de março, em parte por causa do aumento de variantes do coronavírus que circulam nos EUA. O crescimento das infecções também é resultado do fim das medidas restritivas em muitos Estados, disse Anthony Fauci, principal conselheiro científico do governo Biden, à TV CBS.

“Eu sei que todos vocês querem que isso [a pandemia] acabe logo”, disse Walensky. “Estamos quase lá, mas ainda não.”

A diretora do CDC emitiu vários alertas nas últimas semanas sobre a necessidade de manter o uso de máscaras e o distanciamento social. A Casa Branca mantém uma ligação semanal com os governadores sobre o lançamento da vacina e outros esforços para combater a pandemia.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

BioNTech/Pfizer quer aumentar em 25% a produção de vacina contra o coronavírus em 2021
Alemanha aumenta controles nas fronteiras para conter a pandemia do coronavírus
https://www.osul.com.br/o-presidente-americano-joe-biden-pede-aos-governadores-e-prefeitos-que-mantenham-ou-restabelecam-o-uso-obrigatorio-de-mascaras/ Os Estados Unidos se preparam para uma quarta onda de coronavírus, e Joe Biden pede que governadores e prefeitos restaurarem uso obrigatório de máscaras 2021-03-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar