Domingo, 19 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, desistiu de se candidatar à Presidência da República e o Centrão oficializou o apoio a Geraldo Alckmin

Compartilhe esta notícia:

O benefício, equivalente a um salário – R$ 33,7 mil –, é tradicionalmente pago ao fim do mandato, que acaba em 31 de janeiro, mas foi depositado no dia 28 de dezembro. (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nesta quinta-feira (26) a retirada da sua pré-candidatura à Presidência da República em prol do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB). Ele disse que tentará a reeleição como deputado federal. “A decisão conjunta que tomamos foi a de unir nossos esforços e nossas ideias em torno do nome de Geraldo Alckmin, do PSDB”, afirmou o deputado em uma carta.

Maia lançou a sua pré-candidatura há quase cinco meses em um evento festivo na Câmara dos Deputados, no dia 8 de março. Na ocasião, ele estava com 1% das intenções de voto nas pesquisas eleitorais, patamar no qual ficou estacionado desde então.

Em viagem ao exterior, ele fez o anúncio por meio de uma carta lida pelo presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto, em coletiva de imprensa convocada para oficializar o apoio do chamado Centrão a Alckmin. Ex-governador de São Paulo por quatro mandatos, Alckmin é também o presidente nacional do PSDB. Leia abaixo na íntegra a carta de Maia:

“Meus amigos e amigas do Democratas, do PP, do PR, do Solidariedade, do PRB, do PHS e do Avante, nos quatro últimos meses tivemos um convívio ainda mais intenso do que o habitual. Agradeço o apoio incondicional que recebi de todos, e de cada um de vocês, na tentativa de consolidar minha candidatura à Presidência da República. Agradeço, sobretudo, porque esse apoio vem sendo dado a mim e àquilo que tento representar: a crença incondicional na força da democracia e da política para superar todas as adversidades desse momento singular, duro e difícil da vida nacional.

A decisão conjunta que tomamos, hoje anunciada formalmente para o País, foi a de unir nossos esforços e nossos ideais em torno do nome de Geraldo Alckmin, do PSDB. A biografia de Alckmin saberá honrar os projetos, os anseios, a experiência e o espírito público e republicano que nossas legendas reúnem como patrimônio político de rara força e coesão no Brasil. A oportunidade que recebi como delegação de vocês permitiu-me voltar a viajar pelas cinco regiões brasileiras, algo que fiz com frequência e com prazer quando fui presidente do DEM, e constatar de perto avanços e retrocessos em todo o nosso território.

Voltei ao sertão nordestino, estive na cidade natal de minha família, a paraibana Catolé do Rocha. Vi a esperança no olhar forte dos sertanejos. Regressei ao Amazonas, a Manaus, onde testemunhei as possibilidades e os desafios do crescimento econômico com sustentabilidade. Constatei, nas planícies intermináveis do Centro Oeste, o imenso retorno que o agronegócio vem dando à nossa economia e ao nosso desenvolvimento. E é claro que rodar o Brasil também fez com que se tornasse mais aguda a minha visão dos gargalos que travam o País, da miséria que nos envergonha e da insegurança que nos amedronta e nos atormenta.

Em muitos Estados o crime organizado parece vencer o Estado. A desigualdade social é quase uma afronta pessoal em uma Nação onde 13,4 milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza e onde metade dos trabalhadores ainda recebem menos do que um salário mínimo por mês. É triste, é revoltante, constatar que a mortalidade infantil voltou a crescer entre nós, e que doenças outrora erradicadas voltaram a ameaçar o contágio da população brasileira – como o sarampo e a pólio, por exemplo.

São essas desigualdades, são esses retrocessos capazes de escrever tragédias particulares no seio das famílias brasileiras, que me levam a trilhar com vocês o caminho da unidade em torno de um projeto político que hoje parece o mais viável para evitar marchas-à-ré ainda maiores e mais trágicas para o Brasil. A História não nos dá o direito de andar para trás. Tenham certeza disso minhas amigas e meus amigos dos partidos que compõem, com o DEM, aquilo que corretamente chamamos de Centro Democrático. É centro porque é o ambiente em que as pessoas não abrem mão de seus princípios nem de suas ideias. 

Dirijo-me a vocês, à distância porque a legislação assim me obriga, porque sei que dessa forma dialogo com a maioria do povo brasileiro que os nossos partidos representam. Arquivo, momentaneamente, a pretensão presidencial que vislumbrei para marcharmos juntos, em 2018, com o projeto que estamos construindo em torno de Geraldo Alckmin. Serei candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro e mais uma vez empenharei o novo mandato que espero ter a honra de conquistar em favor do Brasil e dos brasileiros. Estaremos juntos, sempre. Obrigado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Polícia Federal deflagrou a décima fase da Operação Zelotes no Rio Grande do Sul e em mais três Estados, além do Distrito Federal
Líderes do Centrão oficializaram apoio ao presidenciável Geraldo Alckmin
https://www.osul.com.br/o-presidente-da-camara-dos-deputados-rodrigo-maia-desistiu-de-se-candidatar-a-presidencia-da-republica/ O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, desistiu de se candidatar à Presidência da República e o Centrão oficializou o apoio a Geraldo Alckmin 2018-07-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar