Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, transmite otimismo ao mercado ao falar sobre a reforma da Previdência

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Câmara dos Deputados propõe o que é complicado para o governo cumprir. (Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

Ao participar, na terça-feira (26), de um encontro com representantes do mercado financeiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), transmitiu otimismo em relação ao andamento da proposta de reforma da Previdência. As informações são do blog de Cristiana Lôbo, do portal de notícias G1.

Embora faça reparos à articulação política do governo, Rodrigo Maia prevê que, com alguns ajustes, a reforma deve ser aprovada pela Câmara. No mercado, um ponto central é a fixação da idade mínima para trabalhadores do setor privado, setor público e rurais.

Diante das declarações públicas de Maia, considerado um importante aliado da agenda das reformas, o presidente Jair Bolsonaro reuniu-se com líderes aliados e designou a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) para a liderança do governo no Congresso – movimento que teve o apoio aberto de Rodrigo Maia.

No Senado, Bolsonaro referendou a sugestão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, de ter o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) na liderança na Casa.

Com o objetivo de reunir os votos necessários para aprovar a reforma da Previdência, Rodrigo Maia tem avaliado que o governo precisará de algo como 20 votos de partidos de oposição.

A maior atenção é dedicada ao PDT, que teve na disputa eleitoral o candidato Ciro Gomes defendendo que as mudanças nas regras da Previdência passassem por uma transição para o modelo de capitalização, tal como aconteceu no Chile.

É por isso que Rodrigo Maia tem trabalhado com a possibilidade de ter na presidência da Comissão Especial que vai analisar a proposta do governo alguém do PDT – no caso, o deputado Mauro Benevides Filho, um dos principais assessores de campanha de Ciro e que defende o sistema de capitalização.

“Tem de haver contribuição também do empregador”, disse Maia ao blog, nesta terça-feira, lembrando que os economistas se espelham nas mudanças feitas no Chile, mas que, agora, o governo chileno propõe mudança para incluir exatamente uma contribuição para o empregador.

Depois de adiar a instalação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, movimento que ajuda o governo porque dá tempo para o Planalto organizar a base, Rodrigo Maia avalia nomes para a relatoria da proposta.

O objetivo é fazer isso logo depois do carnaval para que o atraso se resuma a apenas um dia, uma vez que a contagem de prazo é feita somente incluindo dias de sessão. Depois disso, a ideia é tentar acelerar a tramitação sem que a oposição, que também o apoiou na disputa pela presidência da Casa, se sinta ferida em seus propósitos na discussão da reforma da previdência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Operador de propinas do PSDB tinha 11 cartões de contas bancárias na Suíça. A Operação Lava-Jato suspeita de uso por políticos do partido
Em delação premiada, executivos da empreiteira OAS revelaram um total de 125 milhões de reais em propinas para 21 políticos de oito partidos
https://www.osul.com.br/o-presidente-da-camara-dos-deputados-rodrigo-maia-transmite-otimismo-ao-mercado-ao-falar-sobre-a-reforma-da-previdencia/ O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, transmite otimismo ao mercado ao falar sobre a reforma da Previdência 2019-02-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar