Sexta-feira, 02 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O presidente da Rússia pode ficar no poder até 2036

Compartilhe esta notícia:

Putin assumiu o país como primeiro-ministro em 1999. (Foto: Reprodução)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou uma lei que permite que ele concorra a mais dois mandatos depois do fim de sua atual gestão, em 2024, segundo documento publicado em um site do governo nesta segunda-feira (5).

A legislação, que pode abrir caminho para que Putin permaneça no poder até 2036, caso ele decida fazê-lo e ganhe a reeleição, reflete mudanças radicais na Constituição que foram introduzidas no ano passado.

O Parlamento russo aprovou a lei que dava a permissão a Putin a disputar mais mandatos há cerca de um ano.

Putin, de 68 anos, é um ex-agente da KGB, o antigo serviço de inteligência soviético, e está no poder no país há mais de 20 anos.

Inicialmente, ele foi presidente durante dois mandatos consecutivos de quatro anos. Ao fim desse período, um aliado dele, Dmitry Medvedev, assumiu a presidência, enquanto o próprio Putin serviu como primeiro-ministro.

Durante o governo de Medvedev, o mandato passou a ser de seis anos. Putin foi eleito pela terceira vez em 2012 e, pela quarta, em 2018.

“Assassino”

Recentemente, Putin, respondeu, ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que classificou o presidente russo como assassino em uma entrevista.

O líder russo usou um ditado de crianças semelhante ao provérbio brasileiro “muito mais é quem me diz”.

“Eu me lembro na minha infância, quando discutíamos no pátio do colégio, e nós dizíamos ‘muito mais é quem me diz’. E não há coincidência, não é só um ditado infantil. O sentido psicológico aqui é muito profundo”, disse Putin.

“Nós sempre vemos nossas próprias características nas outras pessoas e pensamos em como realmente somos. Como resultado, nós avaliamos as ações [de outras pessoas] e damos sentenças”, ele afirmou.

Na ocasião, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que o presidente americano não se arrependia de ter chamado Putin de assassino.

Biden fez a declaração durante uma entrevista veiculada pela emissora ABC News. O entrevistador George Stephanopoulos perguntou: “Você conhece Vladimir Putin, você pensa que ele é um assassino?”.

“Eu penso”, respondeu Biden.

Biden também descreveu Putin como alguém que não tem alma, e disse que ele pagará um preço por uma suposta intromissão da Rússia nas eleições presidenciais norte-americanas de 2020, algo que o Kremlin nega.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Vulcão na Islândia tem nova erupção
O Reino Unido vai testar a população a cada 15 dias para monitorar a ação do coronavírus
https://www.osul.com.br/o-presidente-da-russia-pode-ficar-no-poder-ate-2036/ O presidente da Rússia pode ficar no poder até 2036 2021-04-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar