Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou fechar a fronteira com o México para evitar a imigração ilegal

Compartilhe esta notícia:

O presidente norte-americano também propôs três anos de proteção legislativa para jovens imigrantes ilegais e a extensão em três anos para os que têm status de proteção temporária. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira (18) enviar militares para fechar a fronteira com o México a fim de evitar a imigração ilegal em um momento em que uma grande caravana com imigrantes, que partiu de Honduras, segue na direção do território americano.

Trump voltou a acusar o Partido Democrata de permitir “fronteiras abertas” e defender as “frágeis leis existentes”. Segundo ele, as lideranças do partido estariam fazendo pouco para conter a entrada no país de um grande grupo de imigrantes, vindos de países como Guatemala, Honduras e El Salvador. Nesse grupo, estariam, inclusive, criminosos, de acordo com o presidente.

O presidente americano afirmou em publicação no Twitter que pode interromper todas as ajudas a esses países latinos, “que parecem não ter quase nenhum controle sobre sua população”. “Eu preciso, nos termos mais fortes, pedir que o México interrompa esse ataque. E, se for incapaz de fazê-lo, eu chamarei as Forças Armadas dos Estados Unidos e fecharei nossa fronteira sul”, escreveu Trump.

Na quarta-feira (17), Trump já tinha ameaçado cortar as ajudas de Honduras caso o grupo de imigrantes, que já estava na Guatemala, chegasse à fronteira com o México. O grupo com cerca de mil hondurenhos partiu na sexta-feira (12) de San Pedro Sula, no Norte de Honduras, motivados pela falta de segurança e pela busca de melhores condições de vida. O número de participantes já teria subido para 2 mil, segundo o jornal The Washington Post.

Com as ameaças, Trump tenta evitar que se repita a situação vivida em março com outra caravana de imigrantes que percorreu o México para chegar aos EUA. Naquele caso, a cidade mexicana de Tapachula foi o ponto de partida de um grande grupo de imigrantes centro-americanos que também partiu rumo aos Estados Unidos com cerca de 1.200 participantes.

Mulheres

Trump referiu-se à atriz de filmes pornô Stephanie Clifford como “cara de cavalo” em um tuíte na terça-feira (16), somando-a a uma longa lista de mulheres que ele já atacou com alusões humilhantes à aparência delas, zombarias sobre suas necessidades fisiológicas e comparações com animais.

O presidente lançou seu assalto verbal quando estava exultando perversamente a decisão tomada por um juiz federal de rejeitar uma ação por difamação movida contra ele por Clifford, conhecida profissionalmente como Stormy Daniels.

O advogado da atriz reagiu chamando o presidente de “misógino repulsivo”. Clifford – que recebeu US$ 130 mil do ex-advogado de Trump para fazer silêncio sobre a relação sexual que alegou ter tido com Trump –  respondeu no Twitter, chamando o presidente pelo apelido “Tiny” (“Toquinho”).

O tuíte de Trump chegou nos dias finais de um ciclo eleitoral parlamentar em que os candidatos republicanos já estão tendo dificuldade em atrair o eleitorado feminino. É pouco provável que a linguagem usada pelo presidente os beneficie.

Apesar de ser espantoso, o comentário do presidente sobre Clifford – que, em uma autobiografia recente, fez uma descrição explícita da genitália de Trump – não chegou a representar uma anomalia para ele. Trump já acusou mulheres de terem rostos “gordos e feios” e de afastarem os eleitores com seu visual. Chamou uma mulher de “canalha maluca e chorona” e disse que outra era uma “cachorra” com “rosto de porca”.

Ele disse que o intervalo que Hillary Clinton fez durante um debate presidencial em 2015 para ir ao banheiro foi “nojento demais” para ser comentado. Ele já zombou de mulheres frequentemente por estarem acima do peso.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou uma nova vacina contra a gripe para idosos
A disputa pelo comando da Câmara dos Deputados está causando atritos entre o partido de Bolsonaro e o bloco conhecido como Centrão
https://www.osul.com.br/o-presidente-dos-estados-unidos-donald-trump-ameacou-fechar-a-fronteira-com-o-mexico-para-evitar-a-imigracao-ilegal/ O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou fechar a fronteira com o México para evitar a imigração ilegal 2018-10-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar